A queda de Getulio Vargas ocorreu em um contexto político global influenciado pela derrota do nazi-fascismo na Segunda Guerra Mundial e pela demanda por abertura política no Brasil.
A Aliança Liberal acusou de fraudulento o pleito eleitoral, porém a princípio não exigiu o governo do país. O assassinato de João Pessoa - candidato da chapa da Aliança Liberal à vice-presidência -, ocorrido no final de julho, foi o estopim para o crescimento da oposição ao governo de Washington Luís.
A eleição para a presidência da República foi realizada no dia 1 de março de 1930, um sábado de carnaval, e foi vencida por Júlio Prestes, (chamado, pela imprensa de "Candidato Nacional") com 1 091 709 votos contra 742 797 dados a Getúlio (Candidato Liberal).
Resposta: Nas eleições do ano de 1930 houve a disputa entre os candidatos Júlio Prestes (do estado de São Paulo) e Getúlio Vargas (do estado do Rio Grande do Sul) indicado pela Aliança Liberal tendo João Pessoa como seu vice-presidente.
A Era Vargas foi o período de governo de Getúlio Vargas na presidência do Brasil, entre 1930 e 1945, marcando o processo de modernização capitalista do país. ... A Era Vargas dividiu-se em algumas fases. A primeira diz respeito ao Governo Provisório, que ocorreu entre os anos de 1930 e 1934.