Cidadãos que recebem benefícios do INSS podem utilizar o Extrato de Pagamento de Benefício como forma de comprovar renda para obter crédito. O extrato INSS é um comprovante de pagamento de benefício, e traz informações como valores recebidos, descontos, a data e o banco pelo qual o pagamento é realizado.
Para conferir o comprovante de rendimentos, o segurado precisa acessar o Meu INSS. Quem não tem senha precisará gerar uma. Para isso, é preciso informar o CPF e responder a algumas perguntas que o sistema faz. Depois, a senha é gerada.
O demonstrativo de rendimentos para declaração do Imposto de Renda de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já pode ser obtido no Portal Meu INSS, com login e senha (gov.br/meuinss ou aplicativo para celulares).
Presencial : Encontre a agência do INSS mais próxima no Portal do INSS. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Com agendamento na Agência: o documento será entregue ao final do atendimento.
O documento já está disponível no site www.meu.inss.gov.br. Para acessar é preciso se cadastrar no sistema e registrar uma senha. Depois é só seguir os passos informados no site e selecionar a opção "Extrato de Imposto de Renda". O arquivo estará disponível em PDF e pode ser salvo no computador ou no celular.
Para consultar o CNIS pela internet na central de serviços do INSS, siga os passos a seguir:
Pela internet sem comparecimento à unidade do INSS Ao acessar o sistema com sua senha, escolha a opção “Extrato Previdenciário (CNIS)” ,do lado esquerdo da página, e emita o documento.
Fique atento na análise do extrato de CNIS, são situações que indicam que há necessidade de comprovação de vínculos aqueles: