O termo raciocínio é usado em dois sentidos: lógico e psicológico. ... Em Psicologia, o termo raciocínio tem o mesmo sentido de pensar, portanto, raciocínio = pensamento.
De forma concisa, podemos dizer que o raciocínio indutivo tem base particular nessas premissas, que são direcionadas para a conclusão de um resultado de maneira universal. Isso quer dizer que a conclusão é maior que as premissas, pois os fatos podem ser explicados a partir de observações simples.
Indução - Caracteriza -se por ser uma conclusão que se partiu do particular para o generalizado. Ex : Eu gosto de matemática é estudo. Portanto todas as pessoas que gostam de matematica também estudam.
Em suma, o método indutivo parte de observações enquanto o dedutivo parte da teoria. Para chegar a uma conclusão, esse tipo de raciocínio parte do específico para o geral. Assim, de uma premissa particular há uma generalização até chegar no universal. Note que ele pode criar conhecimentos novos.
Isso tudo, se as premissas forem verdadeiras. Método dedutivo: esse argumento é feito do maior para o menor, ou seja, de uma premissa geral em direção a outra, particular ou singular. ... Método indutivo: esse raciocínio vai do menor ao maior ou de uma premissa singular ou particular para outra, geral.
Karl Popper fez críticas à indução. O princípio indutivo do método científico buscava comprovar teorias mediante a experiência decorrente da observação cuidadosa de uma série de eventos. ... Assim, Popper formulou o Método Hipotético Dedutivo.