A quirera é um subproduto proveniente do milho quebrado, onde o seu processo industrial de obtenção consiste em retirar a parte externa e gérmen do milho após sua germinação.
Acredita-se que a canjica tenha chegado ao Brasil com os escravos e era alimento bastante comum nos quilombos e senzalas. Da senzala para a casa grande, a canjica ganhou novos ingredientes. Com o hábito de se comer diversos derivados de milho. prato se popularizou de norte a sul do Brasil.
Já nas religiões afro-brasileiras, um prato semelhante, mas sem tempero nem sal, recebe a denominação de mukunza ou, mais comumente, ebô, uma comida ritual na cultura Jeje-Nagô. Etimologicamente, a palavra é de origem africana e provém do kimbundo mu'kunza, que em português se traduz por «milho cozido».
Milho branco é usado para fazer canjica Embora se trate de um cereal, assim como os outros tipos de milho ele não possui glúten, e por isso a receita característica de festas juninas pode ser consumida por celíacos.
A canjica é de uma variedade de milho com os endospermas mais macios. É feita de uma variedade de milho branco e amarelo, também.
A canjica é servida quente ou gelada. A canjica terá variação de cor de acordo com a época de colheita e seleção de milho, sendo a amarela muito utilizada no preparo de bolos e a branca para a tradicional canjica com leite.
Milho-branco é uma variedade de milho bastante difundida no Brasil. Tem como principais finalidades a produção de grãos e silagem.
Milho Branco é uma variedade de milho bastante difundida no Brasil. Tem como principais finalidades a produção de canjica, grãos e silagem. Há muitas variedades desse milho, entre elas o milho-branco-de-angola e o milho-branco-do-egito.
Confira 7 benefícios que a canjica pode trazer para a sua saúde:
A fibra presente no grão é muito poderosa para combater prisão de ventre e facilitar a digestão. E como se não bastassem todos os esses benefícios, o tipo de gordura presente nela é bom para o colesterol e diminui também o risco de doenças cardiovasculares.
Embora seja uma receita com redução de gordura e caloria, a recomendação da nutricionista é ter cautela na hora do consumo. “Um prato com uma porção média de 270 gramas equivale ao consumo de 391 calorias. O ideal é comer uma vez ao dia. Pode ser pela manhã no café ou à noite”, recomenda.
Sexta-Feira da Paixão
Canjica Engorda Menos que Arroz A xícara de canjica contém quase 130 calorias. Esta quantia é inferior à quantidade de alguns outros grãos, como, por exemplo, 1 xícara de arroz branco, que fornece 242 calorias, aproximadamente.
Se está de dieta, provavelmente não quer ouvir falar da palavra sobremesa, mas a NiT tem uma sugestão mais saudável para um dos doces mais amados do País. Com ou sem gemas, mas sempre polvilhado com canela, o arroz doce não precisa de ser um pecado mortal para quem quer perder peso.
Prato está liberado para os celíacos por ser livre de glúten Por isso, dentre os principais cuidados que devem ser tomados pelos celíacos, está o de seguir uma dieta regrada e livre desse componente.
Tabela Nutricional
CONTÉM LEITE E DERIVADOS....Doce de Leite 400g.
Também conhecido como arroz de leite, o arroz doce é uma excelente opção de prato para oferecer em uma sobremesa, por exemplo. Ele se destaca pela grande presença de carboidratos, portanto, fornece muita energia ao organismo. Além disso, esses grãos também são fontes poderosas de proteínas, vitaminas e minerais.
Consumido em excesso, o arroz pode engordar. Mas, em porções moderadas, ele ajuda a emagrecer. Conheça os tipos mais comuns existentes e varie o cardápio. ... Fonte de carboidrato, o arroz ainda fornece energia, outro combustível importante para o processo de recuperação da musculatura.
É possível comer arroz branco ou integral na dieta – desde que o arroz não tenha adição de sal ou gordura. A dieta original do arroz exige o uso de arroz branco. Na época, era mais fácil de tornar e mais acessível. No entanto, o arroz integral é mais popular e acessível hoje.
Fonte de carboidratos, o arroz é um alimento que muita gente costumar cortar do cardápio (ou diminuir o consumo), quando quer emagrecer. Mas uma nova pesquisa sugere que o alimento não é tão vilão assim da dieta e pode estar no prato de quem deseja perder ou manter o peso.
Para quem está de olho na balança, um alerta: rico em amido, um tipo de carboidrato responsável por dar energia ao corpo, o arroz branco pode ser um dos vilões da dieta. "Em grande quantidade, ele faz a pessoa engordar mais rápido", diz. Por isso, o ideal é não consumir mais que quatro colheres de sopa do grão por dia.
Para que esses alimentos não se tornem os vilões da balança, é preciso atentar à quantidade: duas a três colheres de arroz e meia concha de feijão por dia estão ótimas. Veja um cardápio para perder peso consumindo a dupla mais amada do Brasil.