A esclerose subcondral é uma doença que tem impacto nos ossos das pessoas que têm artrites, especificamente na zona das articulações, e é decorrência do aumento da massa da densidade óssea de uma camada fina de osso abaixo da cartilagem da articulação.
A esclerose óssea é o nome dado a alteração devido a um desgaste da cartilagem articulação, no seu caso do quadril. A dor que vc sente provavelmente é devido a redução do espaço nessa articulação sobrecarregando todas as estruturas ao redor.
Doença degenerativa da coluna (cervical, dorsal ou lombar) faz parte do envelhecimento. Ela acomete as vértebras, os discos intervertebrais e os ligamentos da coluna. Não se trata em si de uma doença. As alterações, em geral, começam a parecer por volta dos 30 anos e progridem por toda a vida.
A escoliose lombar é o desvio lateral da coluna que acontece na final das costas, na região lombar. Existem dois tipos principais de escoliose lombar: Escoliose tóraco-lombar: quando o início da curva está entre as vértebras de T12 e S1; Lombar: quando o início da curva está entre as vértebras de L1 e S1.
Modificações degenerativas na coluna dorsal, o que significa isto? Alterações degenerativas dizem respeito a mudanças que ocorrem por desgaste das articulações e são, de maneira geral, irreversíveis. Todos os seres humanos sofrem, em menor ou maior grau e pode haver inicio precoce ou tardio.
Alterações espondilodiscais indicam sinais degenerativos na coluna envolvendo tanto o osso ("espondilo") quanto os discos intervertebrais.
O que é isto? Sinais degenerativos da coluna são transformações que decorrem do desgaste natural, que, de forma geral, é proporcional a idade, genética e do tipo de atividade que o indivíduo exerce. Procure um especialista para uma avaliação e orientação de sua patologia.
Bom dia, alterações degenerativas incipientes são desgastes iniciais com a formação de bicos de papagaio-osteofitos, sugiro que procure um especialista Neurocirurgião para que possa ser avaliado e examinado.
DEGENERAR – “corromper-se, perder as qualidades essenciais”, do genus acima citado. GENEROSO – originalmente “de bom nascimento, de família nobre”, fixou o sentido no aspecto de “aquele que reparte com largueza”, o que devia acontecer bastante.
O acúmulo de proteínas na célula lhe confere um aspecto translúcido, homogêneo e eosinofílico, por isso também é conhecida por degeneração hialina. Proteínas acumuladas podem ser intracelulares ou extracelulares.
Sinonímia: Alteração Mixomatosa, Transformação ou Entumescimento Mucóide (ou da Substância Fundamental), Edema Mucoso, ou ainda Distrofia Mucosa do Tecido Conjuntivo.
Corpúsculos de Russell. São gotículas hialinas constituídas por proteína secretada, no caso, por plasmócitos, portanto, imunoglobulinas. São achado comum em infecções crônicas de longa duração.
– O acúmulo intracelular de água ocorre pela incapacidade da célula de manter o equilíbrio iônico e a homeostasia de fluidos, em função de falha nas bombas dependentes de energia das membranas celulares. – Quando ocorre em um órgão inteiro, este pode se apresentar pálido, com aumento do peso e turgor.
A tumefação (degeneração hidrópica ou vacuolar) é lesão celular reversível, devido ao acúmulo de água e eletrólitos no citoplasma e nas organelas celulares, por distúrbio hidroeletrolítico, tornando-as volumosas, tumefeitas.