Blau e Scott apresentam uma tipologia das organizações baseada no beneficiário principal (princípio do cui bono), ou seja, quem se beneficia com a organização. O público em geral Organizações de Estado Organização militar, segurança pública, correios e telégrafos, organização jurídica, etc.
Tipologia de BLAU e SCOTT - os proprietários ou dirigentes da organização; - os clientes da organização: - o público em geral.
Utilizam a força – latente ou manifesta – como o principal controle sobre os participantes de nível inferior. O envolvimento dos participantes tende a ser “alienativo” em relação aos objetivos da organização. As organizações coercitivas incluem exemplos como campos de concentração, prisões, instituições penais etc.
A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. ... Portanto, o todo é maior do que a simples soma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes.
Os pensadores e teóricos funcionalistas entendem que cada parte pertencente a sociedade, com suas especificidades e funções, é responsável pela sociedade como um todo, bem como sua estabilidade e coesão. A visão funcionalista é portanto, sistêmica: diferentes fatores que se unem, formando um grande sistema.
Segundo a Lei do Efeito, formulada por Edward L. Thorndike, todo comportamento de um organismo vivo (um homem, um pombo, um rato etc.) tende a se repetir, se nós recompensarmos (efeito) o organismo assim que este emitir o comportamento.