Significado de Medo substantivo masculino Estado emocional provocado pela consciência que se tem diante do perigo; aquilo que provoca essa consciência.
Não tenha medo da mudança
O medo provoca uma reação rápida e involuntária no nosso cérebro. Coloca em funcionamento uma rede complexa que nos permite iniciar comportamentos para escapar da situação. Em outras palavras, a ínsula faz com que comecemos a suar, nosso coração acelera preparando-se para a fuga, e nossas pernas se ativam para correr.
Como enfrentar e vencer o medo do desconhecido?
Entre os especialistas em psicologia, esse medo também é conhecido como intolerância à incerteza. É definido como a tendência de sentir medo diante de uma situação ou objeto sobre o qual falta informação, e por isso é percebido como um perigo.
O medo crônico é tão intenso que bloqueia. A pessoa pode estudar, ter as ferramentas e técnicas certas, mas por um medo forte e irracional, não realiza e não cresce.
Insegurança é um sentimento mal-estar geral ou nervosismo que pode ser desencadeado pela percepção de si mesmo ser vulnerável de alguma forma, ou um senso de incapacidade ou instabilidade que ameaça a própria autoimagem ou ego.