Se você tem uma lesão com pus isso realmente fala a favor de infecção bacteriana, mas quem produz o pus é o nosso próprio sistema imunológico. Na verdade, o pus é o resultado final da ação das nossas células de defesa, os glóbulos brancos, contra as bactérias que estão causando a infecção.
O pus é formado pelos “cadáveres” da batalha – os glóbulos brancos que morreram para defender você, misturados com micróbios invasores mortos. Quando a luta é muito feroz, os macrófagos liberam substâncias que estimulam a região do cérebro encarregada da temperatura do corpo, causando a febre.
Como eu faço isso? A melhor estratégia é lavar a área com sabão neutro e água (leia-se: sem ingredientes à base de álcool). Depois, seque com uma toalha quando estiver fora do banho. Um umbigo limpo é importante, mas um seco ajudará a evitar aquele ambiente úmido em que as bactérias amam crescer.
Lave com soro e depois aplique um solução de álcool iodado...o importante e manter o ferimento seco. Não e necessário cobrir o ferimento.
Existem diversas causas para a dor que se localiza na região do umbigo, principalmente por alterações intestinais, que vão desde distensão por gases, contaminação por vermes, até doenças que causam infecção ou inflamação abdominal, como gastroenterite, apendicite, intestino irritável ou obstrução intestinal, por ...
A dica é lavar as mãos ou passar álcool em gel. E para fazer a limpeza na região do umbigo, umedeça o cotonete com o álcool a 70% e aplique na base do coto umbilical (entre o coto e a pele), circundado toda a área.
3. Umbigo inflamado: o que fazer? Alguns incômodos são sinais de que o bebê está sentindo mais do que um simples desconforto. "Se houver secreção purulenta (esbranquiçada), eritema (vermelhidão) ou se a região tiver edema (inchaço) pode ser que haja infecção local", enumera Claudionor.
O tratamento deve ser por sete dias com antibiótico de amplo espectro e anti-inflamatório intramusculares. Quanto mais rápido iniciar os cuidados mais chances há de obter resultados positivos. Limpe o umbigo inflamado retirando as larvas de mosca e aplique nele um pouco de iodo a 1%.
Antibioterapia. No tratamento de recém-nascidos com onfalite não complicada está indicada a administração parentérica de antibióticos com sensibilidade para agentes Gram-positivo e Gram-negativo, sendo a combinação de uma penicilina anti-estafilococos e um aminoglicosídeo a mais utilizada no tratamento empírico.
É recomendável o uso de uma camada fina de pomada antibiótica, composta por sulfato de neomicina e bacitracina zíncica, para evitar possíveis infecções.
Laticínios, frituras e alimentos ricos em gordura (como o abacate), frutos do mar (como mariscos e caranguejo) e o chocolate ao leite também devem ser evitados.
Além disso, é importante ter atenção à alimentação para que a cicatrização seja favorecida e haja menor risco de inflamação. Dessa forma, é recomendado consumir alimentos que possuem substância anti-inflamatórias, como o peixe, sementes e vegetais.
Não. Alimentos como chocolate, carnes gordurosas, como carne de porco ou camarão, aumentam a chance de você ter uma inflamação, como o piercing é uma lesão, ela tem que cicatrizar, e inflamações prejudicam a cicatrização.
É recomendável que você evite o consumo de mortadela pelo menos nos primeiros dias do processo de cicatrização, pois como ela rica em muitas gorduras inflamatórias ela pode atrasar seu processo de cicatrização, fazendo com que o processo seja mais lento.