O período da monarquia romana foi finalizado em 509 a.C., quando o rei de origem etrusca Tarquínio, o Soberbo, foi deposto de sua função e expulso da cidade.
História Geral. No ano de 509 a. C., a monarquia etrusca que controlava Roma foi derrubada com a deposição do rei Tarquínio. Em seu lugar, vemos a instituição da República, um tipo de governo marcado pela criação de vários cargos políticos e controlado pela elite proprietária de terras romana.
em 493 a.C.
Na prática, os tribunos detinham um poder sem precedentes para proteger os indivíduos do exercício do poder estatal e deu aos cidadãos romanos um grau de liberdade sem igual entre os diversos povos da Antiguidade.
O fortalecimento do Senado e o exercício do poder executivo pelos magistrados reproduziram a exclusão dos plebeus da vida política romana. Essa exclusão política e a exploração econômica resultaram em inúmeros conflitos sociais em Roma, opondo patrícios e plebeus.
Resposta: Em Roma, os patrícios detinham vários privilégios governamentais, dentre eles a isenção de tributos, a exclusiva possibilidade de se tornarem soberanos de Roma e também a de serem magistrados, oficiais e senadores. Desempenhavam altas funções no exército, na religião, na justiça e na administração pública.
Patrícios: descendentes das primeiras famílias que povoaram Roma, os patrícios eram proprietários de terras e ocupavam importantes cargos públicos. Considerados cidadãos romanos, possuíam muita riqueza e escravos. No topo da pirâmide social romana, compunham a minoria da população.
Cientes da sua importância tanto para a economia quanto para a segurança de Roma, os plebeus iniciaram uma luta por igualdade de direitos, onde, para pressionar os patrícios, eles se retiravam de Roma e ameaçavam não participar mais do exército. ... *Lei Canuleia (445 a.C) - Permitia o casamento entre patrícios e plebeus.
Os patrícios se ocupavam ao serviço militar e a política. Os plebeus eram comerciantes, artesãos e agricultores e eram homens livres já os escravos faziam o trabalho pesado em Roma.
Plebeus:Homens livres, mas que não possuiam direitos políticos. Clientes: Dependiam dos patrícios. Ofereciam aos patrícios os seus serviços e votos em troca de proteção. Escravos: Trabalham sem remuneração.
O tipo de atividade mais valorizada era o tipo associado com os "níveis" mais altos da sociedade, pois, como hoje, se associava o prestígio social adquirido com o trabalho, de modo que a riqueza e a função se confundiam.
Os plebeus eram um grupo social composto por artesãos, comerciantes e camponeses, que constituíam, assim, a imensa maioria da população romana. Com o desenvolvimento da sociedade e o enriquecimento dos patrícios, os plebeus começaram a se organizar para tentar superar a situação social em que viviam.
Resposta. os povos conquistados por roma eram tratados como escravos cujo para eles eram vistos como pobres negros cujo não tinham riquezas nenhuma e por isso trabalhava como escravos para pagar impostos.