crossorigin="anonymous">
Para evitar a patologia, é preciso garantir a ingestão de alguns alimentos. As folhas verdes, por exemplo, são ricas em ácido fólico. Já a vitamina B12 é encontrada em produtos de origem animal, enquanto o ferro pode ser obtido a partir do feijão, da beterraba, do espinafre e das carnes vermelhas.
3 dicas simples para curar a anemia
Vem do Sul uma revisão de estudos que confirma sua riqueza nutricional. “A espécie oferece minerais como manganês, magnésio, ferro, cálcio, além de vitamina C e fibras”, enumera a pesquisadora Larissa Wainstein Silva, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina.
Para aquele lanchinho leve e nutritivo, você pode fazer um chips com ora-pro-nóbis. Você só precisa lavar as folhas, esperar elas secarem, pincelar azeite sobre elas, jogar um temperinho e levá-las ao fogo. É necessário deixar cada lado na panela por 2 minutos.
Como consumir Ora-pro-nóbis?
A Ora Pro Nobis (Pereskia aculeata)
Passo a passo de como plantar ora-pro-nobis
Mudas. Para se fazer uma muda de Ora-Pró-Nobis, pode ser pelo método de estaquia, retirando um galho da parte mediana da planta mãe e das pontas, de aproximadamente 10 a 15 cm, subtraindo as folhas da parte inferior com uma tesoura e com cuidado para não danificar as gemas do galho.
Quanto mais se poda, mais ela solta brotos. Cuidar da ora-pro-nobis não exige muito esforço. Primeiro porque ela é um cacto, o que significa que se você é daqueles que se esquecem de colocar água não vai passar muito aperto: ela não precisa de tanta rega e é melhor nem molhar todo dia mesmo.
A ora-pro-nóbis é usada em várias receitas, o pessoal usa em refogados, sopas, mexidos, omelete e pode ser consumida crua, em salada. Então dá pra consumir assim sem nenhum problema. Ela tem uma mucilagem, a folha é meio gordinha, então dá para consumir tanto a folha como o fruto”.
Fácil de cuidar, a ora-pro-nóbis vai bem em ambientes com sol pleno ou meia-sombra, o que faz dela também ideal para o cultivo dentro de casa e de apartamentos. Basta colocá-la em um local onde pegue pelo menos de três a quatro horas de sol por dia.