Não é permitido ao 1º jogador cobrir sua 1ª carta, as demais cartas podem ser encobertas. Se duas cartas forem jogadas ao mesmo tempo na mesa, considera-se que a que caiu por baixo seja a da jogada em andamento e a de cima para a próxima jogada.
Se empatar na segunda rodada, quem ganhou a primeira vence a mão; Se empatar na primeira e segunda rodada, quem fizer a terceira vence a mão; Se empatar na terceira rodada, quem ganhou a primeira vence a mão; Se todas as três rodadas empatarem, ninguém ganha ponto.
Lembrete: o jogador ou a dupla que pediu Truco não pode pedir seis, essa regra igualmente vale para o nove e doze. Em caso de empate - Pode acontecer de uma ou mais rodadas ficar empatadas, daí segue-se a seguinte regra: - Se o empatar na primeira rodada quem ganhar a segunda vence.
4.
Conheça mais sobre o truco paulista O objetivo é marcar 12 pontos primeiro através da mão batida (uma combinação de cartas que gera no mínimo um ponto por rodada, que pode ser aumentada até 12 dependendo da aposta e das opções de cartas entre as duplas). Cada mão é definida em três rodadas.
A origem do truco é incerta, especula-se que tenha surgido dos mouros, porém não há consenso a esse respeito. No Brasil foi popularizado por imigrantes italianos, portugueses e espanhóis, a princípio nos estados de São Paulo e Minas Gerais, posteriormente espalhando-se por todo o país e originando diversas variações.
Sinais básicos de todo jogador de truco:
Dicas dos jogadores Truco Mineiro
Regras Como Jogar Tranca
Selecione um jogador para embaralhar e distribuir as cartas, e depois dar uma de cada vez, começando pela pessoa à esquerda dele. Para um jogo de canastra padrão com quatro jogadores, dê as cartas viradas para baixo até todos terem 11. Para um jogo com dois jogadores, dê 15 cartas para cada jogador.
Utiliza-se um baralho completo, 52 cartas. Deve-se fazer um monte com 7 cartas e colocá-lo virado para baixo na mesa, depois um com seis cartas colocado da mesma forma à esquerda do primeiro, e assim sucessivamente até um último monte de apenas uma carta. O restante das cartas passa a ser o monte de compra.
Paciência: Um dos jogos clássicos do Windows agora pode ser encontrado no Android. Em paciência, seu objetivo é completar as pilhas com os quatro naipes do baralho no topo da tela. Para isso, porém, é preciso revelar as cartas ocultas, movimentando as demais entre colunas e intercalando as cores.