crossorigin="anonymous">
Ele explica que o estalo é produzido pela passagem rápida do líquido sinovial por uma articulação, gerando pressão e som característicos. Há um efeito indireto no músculo se a pessoa estiver incomodada com determinada posição da articulação — ou seja, o músculo tende a relaxar, daí a sensação de conforto.
O que acontece ao estalar o pescoço Quando se estala o pescoço, as articulações esticam, deixando que pequenas bolhas de gases que se encontram no líquido que as lubrificam, se libere bruscamente, causando o ruído. Isto faz com que estalar o pescoço pareça liberar a pressão no local.
Um novo estudo publicado em 2018 pela Scientific Reports afirma que os estalos são originados das bolhas de cavitação em colapso no fluido sinovial presente nas articulações. Na prática, a ideia é que o som advém do estourar das pequenas bolhas de gases presentes na articulação.
As disfunções dessa articulação podem ter diversas causas, entre elas, fatores emocionais, como estresse, tensão e ansiedade, ou até mesmo por questões físicas, como alguma batida, deslocamento ou algum hábito errado, tais quais roer as unhas ou usar um lado do maxilar mais do que o outro.
Estalar o pescoço é um hábito crônico, uma vez que a rigidez da coluna é causada, muitas vezes, por má postura. Na realidade, isso é um alerta do corpo pedindo um ajuste pois ele detecta que a rigidez está comprometendo a movimentação natural do corpo, causando contratura muscular.
No caso do pescoço pode ser muito grave. "Existe o risco de dissecção das artérias do pescoço que podem levar a Acidente Vascular Cerebral (AVC) de gravidade intensa.
Não estale as costas se você estiver se recuperando de uma lesão ou se estiver sentindo dor ou inchaço. Também evite estalar as articulações se você tiver osteoporose severa, câncer espinhal, alto risco de acidente vascular cerebral ou uma anormalidade óssea da parte superior do pescoço.
O "estalo" é a quebra da tensão do líquido articular. Dentro das articulações como dos dedos, das vértebras e outras, temos um líquido que preenche o espaço da articulação, chamado líquido sinovial.
Quando é estimulada de forma abrupta, principalmente em pessoas sedentárias, a fáscia gera os estalos (porque, dentro dela, também há um líquido semelhante àquele contido nas articulações). "A diferença aqui é que, normalmente, há dor neste tipo de ressalto.
Além disso, obesidade, falta de atividade física e tabagismo também contribuem para uma coluna travada. No entanto, essa perda momentânea de movimento é uma espécie de proteção da articulação da coluna e do sistema nervoso criada pelo próprio organismo no momento da dor.
A resposta é Não! Exceto, uma patologia da coluna chamada Espondilolistese ( escorregamento de uma vértebra, geralmente, lombar) que pode levar o paciente a uma cirurgia, dependendo do grau de instabilidade que ocorrer nesta vértebra.
Alongamentos para dorsal
Como alongar corretamente