Derrubando uma árvore de tamanho vai dar entre 13 e 17 de madeira, dependendo da Sorte. Depois de derrubar a árvore, você também pode destruir o tronco que lhe dará entre 5 e 7 de madeira. Tenha cuidado, pois derrubar árvores perto da água pode resultar na perda de algumas ou de toda a madeira.
Veja abaixo as principais espécies de madeira de lei:
Conheça agora algumas das espécies de madeira maciça altamente recomendadas para o uso em móveis para espaços externos.
Madeira de Sândalo Esta madeira é apontada como uma das mais caras. É conhecida devido à madeira elegante e luxuosa que é obtida da árvore perfumada chamada gênero Santalum.
Podemos identificar as madeiras através da observação dos tecidos lenhosos, quando visto a olho nu ou com o auxílio de uma lupa. Esta deve ser colocada em contato com a superfície em exame, procurando-se sempre uma posição que forneça iluminação adequada sobre o campo visual.
Como saber se seus móveis são de madeira maciça?
O MDF (Medium Density Fiberboard, que significa painel de fibras de madeira de média densidade) é feito de fibras de madeira compactadas com resina. Já o MDP (Medium Density Particleboard, que significa painel de partículas de madeira de média densidade) tem partículas maiores compactadas no seu núcleo.
Primeiro, a madeira fica secando ao ar livre por cerca de 18 meses e, em seguida, permanece 40 dias dentro de uma estufa a 45° C. Haja paciência. “Pelo meu método, o carvalho é colocado diretamente no secador industrial, a temperaturas superiores a 70° C, e seca em 20 dias”, assegura Aguiar.
O método mais simples e preciso de determinação do teor de umidade da madeira é o método gravimétrico, porém, o mesmo apresenta como desvantagem o fato de ser destrutivo, de exigir muito tempo para obter-se a resposta e ser inviável para espécies com componentes voláteis.
Empenamentos, colapsos, encruamentos, trincas e rachaduras são alguns dos possíveis defeitos que podem ocorrer em peças de madeira devido a secagem. O presente trabalho teve como objetivo classificar e mensurar os principais defeitos oriundos pela secagem da madeira ao ar livre em diferentes espécies e espessuras.
Alguns fatores podem influenciar na resistência ao choque, dentre os quais – forma e dimensões das peças, inclinação da grã, massa específica, teor de umidade e propriedades anatômicas da madeira.
Empenamento é a distorção da peça de madeira em relação aos planos originais das superfícies. Ocorre durante a secagem devido a suas propriedades de contração, por mal empilhamento com falta de restrição na pilha ou pela própria propensão da madeira, mas é possível manter estas deformações dentro de certos limites.
Para evitar que o empenamento ocorra, é importante manter as peças de madeira longe da umidade excessiva, pois o material aumenta e diminui de tamanho de acordo com a umidade relativa do ar, absorvendo o liberando água para entrar em equilíbrio com o ambiente externo. Isso é chamado de higroscopia.
Passos
Vamos para o passo a passo:
TECA
“Já a madeira, além de ser um produto natural e permitir diversos usos, é charmosa e aconchegante. As espécies mais recomendadas são cumaru, peroba e ipê, pela resistência natural que tem às intempéries. Mas para garantir a durabilidade e o seu aspecto original, é preciso ter cuidado”, ressalta a arquiteta.
TECA