O método utilizado pela pintura eletroforética por imersão consiste no pré-tratamento (limpeza e fosfatização), pintura e cura, nos quais as peças são preparadas e imersas em um tanque com tinta composta por resina e pigmento.
Geralmente, de 3 a 4 cores é o suficiente para fazer uma bela pintura por imersão. Primeiro você separa o item que deseja aplicar a técnica de marmorização. Depois cubra com a tinta adequada, dependendo do objeto a ser decorado. Se for uma caixinha em MDF, recomenda-se tinta PVA ou qualquer tinta para artesanato.
Passo a passo para pintar MDF
Segure a lata cerca de 8 a 12 centímetros de distância do lado da carta e começar a pulverização do perímetro da carta em rajadas de luz e curto. Se a sua madeira é MDF, passe um pano úmido sobre a tinta seca e areia as fibras expostas para baixo. Limpe a poeira e aplique uma segunda camada de tinta.
Passo a passo: como pintar MDF
Faça a pintura da peça
O MDF absorve muita tinta, o fundo branco impede que fique manchado ou que tenha que fazer muitas camadas extras com a tinta colorida. Antes de começar a pintar verifique se existe a necessidade de lixar. Cantinhos ásperos e mal colados devem ser lixados para que a pintura fique uniforme.
Dicas para pintar seu MDF: Lixe a peça antes de pintar – lixa fina. (alguns artesãos recomendam passar uma demão de fundo e após lixar, assim a peça fica bem lisinha não deixando o MDF áspero). Passe uma demão de tinta branca ou primer antes de pintar.
sim basta lixar as imperfeições e aplicar um selador compativel com a tinta escolhida. sim! deverá ser feita uma boa preparação da superficie a ser pintada, com um bom lixamento e aplicação de uma base especial para isolar o laqueado, e depois aplicar o acabamento desejado.
Aplique a cera com uma flanela. Reaplique uma nova camada de cera a cada dois meses para manter o móvel com aparência de novo. Se surgirem riscos, pode-se passar uma lixa bem fina (nº 1200) e, depois, polir com cera automotiva. Mas cuidado com o número da lixa, para não arranhar ainda mais o móvel.
Aplique o betume na peça, com o auxílio do pincel. Deixe secar. Se estiver pintando uma caixa, pode aplicar o betume também dentro. Deixe secar....Para pintar MDF com betume você irá precisar de:
Para fazer a pintura de peças em MDF você vai precisar de:
Preparar o MDF para pintura resume-se a impermeabiliza-lo com base acrílica ou goma laca incolor para fechar os "poros" do MDF. Por que é importante impermeabilizar o MDF? É importante para impedi que a porosidade do MDF sugue a tinta que será utilizada na pintura da peça.
Como Pintar MDF Cru
Prepare o MDF para o acabamento lisas do que as outras partes da madeira onde ela foi cortada. Essas partes lisas também devem ser lixadas para melhorar a aderência da tinta na madeira. Com o lixamento, é possível fazer o acerto da peça nos locais de emenda ou corte, melhorando o aspecto visual do móvel.
Dicas de Tratamento, Armazenamento e Lixamento em Painéis de MDF
Como Envernizar MDf - Verniz Spray Brilhante ou Fosco O verniz spray deve ser aplicado sempre na posição vetical, mantendo uma distância mínima de 30cm da peça, movimentando o frasco de um lado para o outro e de cima para baixo aplicando sempre em camadas finas, intercalando a secagem.
Como usar verniz à base de óleo Um verniz à base de óleo pode ser aplicado sobre tinta acrílica com facilidade, se ela já estiver completamente seca. ... No entanto, vernizes à base de óleo costumam ter uma tonalidade âmbar natural e muitas vezes tornam-se mais amarelos ao longo do tempo.
MODO DE USAR: - Aplicar diretamente com pincel. CARACTERÍSTICAS: - Secagem rápida. - Pode ser utilizado para impermeabilização e proteção de diversos materiais. - Ótima aderência e durabilidade.
Quando a madeira é nova, é preciso lixar, remover o pó com pano umedecido em aguarrás, aguardar a secagem e aplicar uma demão do verniz diluído em aguarrás a 100% (1:1). Aguardar o intervalo de oito horas para outra demão; lixar com uma lixa 220 para remover as farpas da madeira e deixar o acabamento mais liso.
Se não tiver gelo, a água fria também pode resolver o problema. Aplique o verniz e um óleo secante por cima, espere dois minutos e mergulhe os dedos em água fria. Deixe secar naturalmente. Azeite.
Aplique o verniz com movimentos longos e retos. Siga sempre o veio da madeira e pincele o acabamento uniformemente por toda a superfície; Para saber se o verniz já está completamente seco antes de passar a segunda demão basta verificar se a lixa produz pó ao ser usada.
Madeira – Repintura
Modo de envernizar móveis Passe a primeira camada de verniz e deixe secar por 24 horas. Depois, lixe novamente e limpe com um pano. Aplique outra camada (essa não precisa ser diluída) e deixe secar por mais 24 horas. Lixe a segunda camada e passe um pano úmido para sair toda a poeira.
Como aplicar verniz nas portas de madeira de uma casa?
Se a madeira for crua sem nenhuma tinta, comece lixando com uma lixa grossa e para fazer o acabamento use uma lixa fina. Sempre lixando no sentido da fibra madeira. Para porta de madeira que já está com verniz, o ideal é usar um removedor de tinta e uma espátula removendo tudo. E depois é usada a lixa fina.