EPI - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - NÃO BASTA FORNECER É PRECISO FISCALIZAR
O equipamento de proteção individual (EPI) deve ser usado quando se prevê uma exposição a material biológico e a produtos químicos tóxicos. Tem por objetivo a proteção do funcionário, podendo também ser utilizado na proteção do paciente ou de materiais que se esteja manipulando e se deseje garantir a não contaminação.
Quais são os principais EPIs a serem utilizados em hospitais?
Você sabe a diferença entre EPI e EPC? Nós explicamos! Dentre as principais medidas de segurança do trabalho estão o emprego e a utilização de equipamentos de proteção, tanto individual (EPI) como coletivo (EPC).
Os EPI's a serem fornecidos pelo empregador devem ser adequados ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, cabendo a este além do fornecimento, orientar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação; exigir e fiscalizar a utilização, providenciar a higienização e manutenção periódica, assim ...
Os EPIs são necessários e obrigatórios para todas as atividades que oferecem riscos diretos de acidentes. Mesmo o EPI não sendo necessário em determinadas áreas, os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) podem e devem ser utilizados para a proteção coletiva do ambiente.