Perfusão é a passagem de líquido através do sistema circulatório ou linfático para um órgão ou tecido. É medida pela razão com a qual o sangue é entregue ao órgão ou tecido.
Possibilita também a saída do ar carregado de gás carbônico, dos alvéolos até o meio externo. Perfusão é o mecanismo que bombeia sangue nos pulmões. O sangue oxigenado circula por meio das veias pulmonares, indo dos pulmões ao lado esquerdo do coração, que fará o bombeamento para o resto do corpo.
A Cintilografia de Perfusão Cerebral (ou apenas Perfusão Cerebral, Cintilografia Cerebral ou SPECT) é um exame de imagem seguro e rápido. Ele serve para avaliar a função cerebral e o fluxo sanguíneo da região, auxiliando no diagnóstico e acompanhamento de doenças como Alzheimer, depressão e ansiedade.
Adequação entre a ventilação alveolar e a perfusão (relação ventilação-perfusão). (7). (8). Por fim, para que ocorram as trocas gasosas, é necessário que as áreas ventiladas sejam perfundidas em uma proporção apropriada, o que é denominado relação ventilação/perfusão (V/Q).
Significado de acianótica: Coloração da pele normal, sem hematomas, manchas ou marcas.
Índice de perfusão (PI) O Índice de Perfusão (PI) é a razão entre o fluxo de sangue pulsátil e o sangue não pulsátil, ou estático, no tecido periférico. Assim, o PI representa uma medida não invasiva da perfusão periférica e pode ser obtido de forma contínua e não invasiva por um oxímetro de pulso.
Pode-se utilizar indiferentemente a alta e baixa cota, no hospital e no ambulatório, ou simplesmente na própia habitação. Oxímetro não adequado para um monitoramento contínuo. O que é o Índice de Perfusão? O PI é um valor numérico que indica a intensidade da pulsação no ponto no qual está posicionado o sensor.
Índice de Perfusão (PI%) Sabendo disso, desde que o oxímetro mostre o valor de PI% acima de 4%, quer dizer que ele está conseguindo fazer a leitura corretamente. Caso apareça abaixo de 4%, alguma coisa pode estar complicando a medição. As dicas são empurrar o dedo bem pra frente no aparelho e deixar bem alinhado.
A insuficiência respiratória hipoxêmica aguda é uma hipoxemia arterial grave refratária a oxigênio suplementar. Ela é causada por derivação intrapulmonar resultante do preenchimento ou colapso de espaços aéreos. Os achados incluem dispneia e taquipneia. O diagnóstico é feito por GSA e radiografia de tórax.
Diante das referências citadas, somos de parecer que os profissionais de enfermagem (Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem) possuem competência legal para realizar coleta de sangue e demais materiais, citados nesta consulta, para exames laboratoriais.