O que paralisia do nervo facial? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Caracteriza-se pelo enfraquecimento ou paralisia dos músculos de um dos lados do rosto. Ocorre em razão de uma reação inflamatória envolvendo o nervo facial, que incha e fica comprimido dentro de um estreito canal ósseo localizado atrás da orelha.
Qual nervo da paralisia facial?
A paralisia facial periférica (PFP) refere-se ao acometimento do nervo facial (VII nervo craniano) em qualquer ponto de seu trajeto, que se inicia a partir de seu núcleo, localizado na ponte, e vai até as suas ramificações mais distais.
Quais são as sequelas da paralisia facial?
As principais sequelas são paralisia facial residual, espasmo hemifacial, sincinesia facial, mioquimia facial, sudorese gustatória, sudorese durante exercício, lágrimas de crocodilo etc. Recidivas podem ocorrer em 7,1% dos casos de PB.
Como tratar sequela de paralisia facial?
A aplicação de toxina botulínica nos pacientes com sequela de paralisia de Bell (aproximadamente 16% dos casos)2 é uma terapia auxiliar para redução de sincinesia e de assimetrias faciais.
Como recuperar nervo facial?
Portanto, de acordo com as particularidades de cada caso, o mais comum é prescrever medicamentos anti-inflamatórios (corticosteroides) para reduzir o edema do nervo facial e recuperar a inervação dos tecidos. Esse esquema funciona melhor quando introduzido assim que surgem os primeiros sintomas.