A dicotomia entre teoria e prática docente é um problema que tende a produzir uma prática educacional tradicional. Correntes pedagógicas contrárias a uma educação tradicional (construtivistas) defendem a coparticipação de professores e alunos no processo educacional.
Quando atribuímos o adjetivo dicotômico a alguma coisa, queremos dizer que ela pode ser dividida em duas outras, opostas e complementares. O dia e a noite, por exemplo, constituem uma dicotomia.
Significado de Subalternidade substantivo feminino Qualidade do que é subalterno; inferioridade, dependência, subordinação.
Significado de Equidade substantivo feminino Característica de algo ou alguém que revela senso de justiça, imparcialidade, isenção e neutralidade: duvidou da equidade das eleições. ... Etimologia (origem da palavra equidade). Do latim equitas.
Spivak (2010) conclui que o subalterno não pode falar, e que a posição da mulher subalterna é ainda mais grave. Uma vez posta à margem da sociedade no contexto da produção colonial em que o homem é o dominante, a mulher subalterna não tem história e não pode falar, sendo colocada às sombras.
Publicado em 1985, no periódico Wedge, com o subtítulo "Especulações sobre o sacrifício das viúvas", recebeu notória repercussão, principalmente após ter sido republicado, em 1998, na coletânea de artigos intitulada Marxism and the Interpretation of Culture, organizada por Cary Nelson e Larry Grossberg.
A Editora UFMG acaba de lançar em português o livro Pode o subalterno falar?, da indiana Gayatri Spivak. ... Com esse exemplo, Spivak demonstra que o subalterno, neste caso a mulher, não pode falar e quando tenta fazê-lo não encontra meios para se fazer ouvir.
Questão 11: Qual o significado da dicotomia entre a escola pública e a escola privada? Escolha uma: onde a escola pública é para os pobres e a escola privada para os ricos. onde ambas não têm condições de formar o aluno.
3. Corroborar. É um verbo transitivo e vem do latim corroborare. Significa dar força a, fortalecer,comprovar.
Significado de Longanimidade Qualidade da pessoa que aceita de modo firme e corajoso as adversidades a favor de outrem. [Por Extensão] Paciência para suportar as ofensas dos outros ou os próprios sofrimentos; generosidade, magnanimidade.
Segundo o dicionário, plenitude é o estado daquilo que é inteiro, completo.
Significado de Preeminência substantivo feminino Qualidade de preeminente, do que ocupa o lugar mais elevado ou está acima dos demais; excelência, vantagem, distinção. [Por Extensão] Cuja perfeição é inquestionável; que é divino ou superior: a preeminência de Deus.
«Preeminente, isto é, superior, excelso, nobre, distinto, sublime. É mais usado no sentido moral. Proeminente, que significa propriamente saliente, surge às vezes também na acepção de preeminente, notável, excelso, no que influi o francês proéminent. Nos clássicos apresenta-se a grafia preminente [...].»
Significado de intrepidez: Coragem e ousadia no falar.
Se a sua ação der certo, ela fica com fama de corajosa, se não der, de insensata. HEROÍSMO – do Grego hero, “semideus”, significando originalmente “defensor, protetor”, de uma base Indo-Européia ser-, “proteger, vigiar”, que se manifesta também em “servo” e “serviço”.
1. Repreender branda e benevolamente (denunciando o mal feito e encarecendo o bem a fazer).
Discorrer, conversar, discutir.
1. Injuriar, dizer vitupérios a. 2. Desaprovar; exprobrar.
Significado de Faccioso Característica do que ou de quem possui como atividade ou ofício algo que esteja relacionado à subversão. ... substantivo masculino Que ou quem possui essa característica; revoltoso, subversivo. Etimologia (origem da palavra faccioso).
Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
Significado de Parcial adjetivo Parte de um todo; que está contido num todo: resultado parcial. Que se desenvolve ou existe em partes: listagem parcial; resultado parcial. Que julga ou analisa de maneira tendenciosa; que age a favor ou contra algo ou alguém sem se importar com a verdade dos fatos: julgamento parcial.