OS três principais padrões de herança são Autossômico recessivo, autossômico dominante e ligada ao cromossomo X. A maioria das doenças hereditárias da retina – incluindo a Retinose Pigmentar, a Doença de Stargardt, a Síndrome de Usher – são herdadas.
Autossômico refere-se aos cromossomos que não são sexuais, isto é, todos os cromossomos, menos o X e o Y. Eles determinam, de mogo geral, as características ser humano (menos o sexo do indivíduo). Deduz-se assim que um alelo autossômico é um alelo não sexual.
O monoibridismo refere-se a primeira Lei de Mendel que diz que cada caráter é condicionado por um par de genes que se separam na formação dos gametas, envolvendo apenas uma característica.
Relativo a vários factores ou a factores de diferentes naturezas.
Um poligene é definido como um gene que, individualmente, exerce ligeiro efeito sofre um fenótipo, mas em conjugação com alguns ou muitos outros genes, controla um traço quantitativo, tal como o peso de um animal.
Caracteres qualitativos são controlados por um ou poucos genes (classes fenotípicas distinguíveis umas das outras). ... Caracteres quantitativos são controlados por muitos genes, as classes não são facilmente distinguíveis, havendo uma distribuição contínua do fenótipo.
As mais comuns são: a síndrome de Down, a síndrome de Turner e a síndrome de Klinefelter. Contudo, existem outras como: síndrome de Patau (trissomia do 13), síndrome de Edwards (trissomia do 18) e outras. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
7. Saiba sobre as principais e mais recorrentes síndromes cromossômicas na população
Mutação Cromossômica
As anomalias cromossômicas sexuais ocorrem em virtude de meioses atípicas durante o processo anômalo da gametogênese, isto é, a produção de gametas (espermatozoide e óvulo), com quantidade genômica haploide alterada.