O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento. ... A relação entre trabalho e subsistência, ou sobrevivência, era íntima e direta. Foi por essa razão que Marx definiu a força de trabalho como o bem “inalienável” do ser humano.
O 'tipo ideal' é uma ferramenta que o pesquisador utiliza par analisar uma realidade ou se aproximar de um determinado conteúdo. Em outras palavras, como a realidade tem múltiplas formas e é impossível descrever algo na sua totalidade, Weber utiliza uma ferramenta (tipo ideal) para se aproximar da realidade.
Os dois tipos são : Mais Valia Absoluta e Mais Valia Relativa. A mais valia absoluta e a mais-valia relativa. A mais valia absoluta é obtida através do aumento da jornada de trabalho do empregado, sem a remuneração correspondente.
Mais-valia (tradução livre do original alemão Mehrwert) é o termo famosamente empregado por Karl Marx à diferença entre o valor final da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho, que seria a base do lucro no sistema capitalista.
Marx tipificou duas formas de mais-valia: a absoluta e a relativa.
A partir de uma feroz crítica a Economia Política, Marx afirma que fetiche da forma salário cumpre a função de ocultar a apropriação da mais-valia pelo capitalista. Por conseguinte, trata-se de uma forma fundamental para a manutenção das relações capitalistas de produção.
A mais-valia absoluta é quando o burguês começa a obter lucro em sua produção, e não diminui as horas de trabalho do proletariado. Amais-valia relativa é simplesmente quando este lucro não é compartilhado com o proletariado, ou seja o burguês fica com praticamente todo o dinheiro lucrado.
A mais-valia é o termo utilizado por Karl Marx em referência ao processo de exploração da mão de obra assalariada que é utilizada na produção de mercadorias. Trata-se de um processo de extorsão por meio da apropriação do trabalho excedente pelo empregador.
A acepção da mais-valia está associada à exploração da mão de obra assalariada, em que o capitalista recolhe o excedente da produção do trabalhador como lucro.
A alienação (do latim, alienatio) significa estar fora de algo, estar alheio a algo. No caso da alienação do trabalho, ela é o efeito do trabalhador não ter acesso aos bens que ele mesmo produz. O conceito de alienação do trabalho é um dos principais conceitos desenvolvidos por Karl Marx ao longo de sua obra.
Ideologia no pensamento Marxista é um conjunto de proposições elaborado com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo. Confira aqui uma discussão acerca do significado de ideologia e ideia a partir da visão de diferentes pensadores.
Conceito. De acordo com a crítica de Karl Marx no âmbito da economia política, o fetichismo da mercadoria surge como um fenômeno social e psicológico onde as mercadorias aparentam ter vontade independente de seus produtores.
Verificado por especialistas Logo, a alienação compreende o não questionamento das ideologias e as suas amplas aceitações, sem perguntar se aquilo é correto, errado, ou ainda, se a ideia é prejudicial para que a dissemina. A alienação pode ser perigosa para quem não questiona suas ações e pensamentos diante do mundo.
Marx (p. 1996), afirmou que “o fetichismo do mundo das mercadorias decorre do caráter social próprio do trabalho que produz a mercadoria”, e o mesmo ainda conceitua o fetichismo como um caráter misterioso que o produto do trabalho apresenta no capitalismo.
Ora, no fetichismo da mercadoria cultural é a suposta ausência de valor de uso - já que esse se faz mediado - que o transforma em valor de troca, tirando assim sua condição essencialmente rebelde diante da mercantilização do produto.
Além disso, o salário, juridicamente falando, é conceituado como a “contraprestação pelo trabalho prestado”, como e houvesse uma equivalência nivelada entre trabalho e salário. ... Em outras palavras, ainda: “No trabalho assalariado, ao contrário, mesmo o mais-trabalho ou trabalho não pago aparece como trabalho pago”.
Na análise de Marx, a forma mais eficaz e estável para o lucro dos capitalistas é: I – A valorização da mercadoria na esfera da sua produção. II – Fazer a mercadoria baratear no processo produtivo pela exploração do trabalhador.
Marx define o valor da força de trabalho como o tempo de trabalho necessário para a produção das mercadorias que entram na reposição da capacidade de trabalho. Essas mercadorias se encontram no mercado pelos seus preços de produção.