Para abrir ou fechar a porta, deve-se observar o sentido da corrente. Nas duas situações a corrente deve ser sempre puxada para baixo. Assim, o mecanismo irá mover as engrenagens fazendo com que as lâminas metálicas se movimentem para cima ou para baixo.
Compre um lubrificante adequado.
Um sabão desengordurante pode ser o mais eficaz na remoção de sujeira e de gorduras como teimosas manchas de graxa, se esse for o caso da sua porta do pátio. Quando a porta for lavada com água e sabão, enxágue o sabão residual com um pano limpo embebido em água limpa.
Compre um lubrificante de portões a base de lítio.
Para realizar essa manutenção no seu portão eletrônico é necessário usar graxas a base de lítio, ela possui uma boa lubrificação e evita a corrosão e a oxidação do motor.
Lubrificação e vibração do portão eletrônico Você mesma pode resolver esse problema utilizando algum lubrificador que pode ser comprado facilmente. Outro problema bem recorrente, e intensificado quando não há lubrificação, é o barulho causado pela vibração.
Deve-se observar o funcionamento manual das folhas do portão e lubrificação do fuso a cada 6 meses com graxa branca especial. ... Quanto ao motor, não se deve lubrificar as cremalheira de tração, pois elas são auto-lubrificantes. Se for deslizante de fuso, lubrificação é a mesma do basculante.
agora o capacitor: obs: para motores 220V usar capacitor de 8uf até 15uf. e se for 110V usar capacitor de 20uf até 30uf. isso vale para motores de até 1CV de potencia.
A função de um capacitor de partida é muito simples, lógico, serve para auxiliar na partida de um motor elétrico.
Se seu motor não tem esta fechadura na parte traseira ele deve vir com uma chave allen específica. Procure por um orifício na parte traseira da tampa que cobre o motor do portão. Insira esta chave allen no orifício encaixando no parafuso interno. Gire a chave no sentido horário para liberar o portão para o modo manual.
Todo portão automático conta com um motor. Se, ao acionar o controle para portão, o motor não faz barulho nem funciona, o controle pode estar com defeito. Uma das causas mais comuns é o fim do tempo de vida útil da pilha, o que impede o funcionamento adequado.
O funcionamento do portão de correr automatizado se dá pela interação da engrenagem cilíndrica e da régua. Quando o motor é ligado, ele faz com que a engrenagem comece a se mexer de forma rotacional, ou seja, comece a girar para determinado lado.
O primeiro passo para configurar o controle é resetar o sistema. Para isso, desparafuse a tampa que protege o motor do portão automático e procure, na placa central, um pequeno botão com uma luz de LED ao lado, escrito "learn", "setup", "codi" ou "start". Pressione-o por cerca de 10 segundos aproximadamente.
Como fazer uma rápida verificação do enrolamento do motor elétrico.
Teste de um relé de estado sólido Ajustando o multímetro no modo “teste de diodo” coloque as pontas de prova nos termina A1(+) e A2(-). O dispositivo irá aplicar uma tensão mínima para a condução do semicondutor, se o componente estiver danificado, o multímetro exibirá 0 ou uma indicação de circuito aberto.