Em medicina, o sinal de Goodell é o amolecimento do colo do útero e da vagina, sendo geralmente um sinal indicador de gravidez.
O aumento da vascularização também acomete a região genital (sinais de probabilidade). A mucosa vestibular torna-se arroxeada a que se dá o nome de sinal de Jacquemier ou de Chadwick; percebe-se também a coloração arroxeada/vinhosa na mucosa vaginal denominada sinal de Kluge.
São eles:
Sinal de Hunter é um sinal clínico que surge com a gravidez, corresponde ao aumento da pigmentação dos mamilos, que torna seus limites imprecisos (como se fosse um alvo).
Na medicina, o sinal de Piskacek é um sinal que indica probabilidade de gravidez. Ele consiste na assimetria temporária do útero durante o início da gestação, que ocorre pois o útero começa a se desenvolver primeiro na região onde o embrião se implanta. Costuma ser percebido a partir de 8 semanas de gestação.
( ) São sinais de presunção de gravidez: atraso menstrual, náuseas, vômitos e presença de batimentos cardíacos fetais. ( ) São sinais de certeza de gestação: batimentos cardíacos fetais; percepção dos movimentos fetais, visualização do saco gestacional.
O “atraso” na menstruação é uma das principais maneiras que as mulheres descobrem estar grávida. Cerca de 50 por cento das mulheres grávidas sentem náuseas matutinas que em geral levam a vômitos e anorexia. Mamas congestas e Doloridas. Cessa em duas semanas e retorna ao final da gravidez.
Além de um sangramento leve, a gravidez inicial também pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen (pé da barriga) ou uma sensação de inchaço abdominal, parecendo-se muito com os sintomas pré-menstruais.
Nos primeiros dias após a fecundação pode também surgir uma sensação de “barriga inchada” que corresponde a leves cãibras abdominais (dor de barriga). Por isso, é normal sentir cólicas no início da gravidez que se assemelham às dores do período menstrual.
A maioria das mulheres está acostumada a sentir cólicas durante o período menstrual. O que não é muito usual é sofrer com essas dores fora desse tempo. São vários os fatores que podem levar uma mulher a vivenciar desconfortos abdominais. A ovulação, por exemplo, pode gerar uma pequena cólica, assim como a endometriose.
Cólicas que se iniciam antes de menstruar e que duram por todo período de sangramento não devem ser consideradas normais. Mais ainda se vierem acompanhadas de alteração no hábito intestinal (como intestino solto ou dor para evacuar). Isso pode ser endometriose e deve ser devidamente pesquisado pelo médico.
O estresse pode influenciar a regulação hormonal, realizada pelo hipotálamo, no cérebro, levando a alterações na menstruação. Algumas destas situações podem levar à ausência de menstruação por mais de 3 meses (amenorreia), sendo recomendado consultar o médico caso isso aconteça.
Esses quadros são chamados de dismenorreia secundária e a cólica pode começar 15 dias, uma semana, cinco dias antes da menstruação e piora com ela.
Introdução e Definições. Tensão pré-menstrual, síndrome pré-menstrual ou simplesmente TPM é um conjunto de sinais e sintomas que aparecem de 1 a 15 dias antes da menstruação e desaparecem com o fluxo menstrual.
como saber se a menstruação vai descer? confira 6 sintomas
Corrimento marrom ou sanguinolento Nos primeiros dias de gravidez é possível haver uma discreto corrimento amarronzado, que costuma ocorrer como consequência da implantação do embrião na parede do útero.