SETOR INDUSTRIAL – Parte da meso–economia, economia esta, que é intermediária entre a micro–economia das empresas e a macro–economia, das contas agregadas nacionais. Cada setor congrega empresas, devidamente classificadas como afins, pela sua tecnologia e pelo mercado que abastecem com a sua produção.
O atual momento da industrialização do Brasil vem se manifestando desde o final da Segunda Guerra Mundial, quando a política de substituição de importações foi deixada de lado em benefício dos estímulos para a entrada de capital estrangeiro, com a instalação das empresas multinacionais no país.
Dependência econômica e tecnológica: A industrialização brasileira desenvolveu-se essencialmente por meio do capital estrangeiro, a partir de empréstimos, e de tecnologia importada, já que o país não possuía nem capitais nem tecnologia suficiente para industrializar-se.
Quando se fala em industrialização do Brasil é bom ressaltar que tal processo não ocorreu em nível nacional, uma vez que a primeira região a se desenvolver industrialmente foi a Região Sudeste. A industrialização brasileira nesse período estava vinculada à produção cafeeira e aos capitais derivados dela.
Podemos compreender que a atividade industrial no Brasil é predominantemente ampla nas regiões sudeste e centro oeste do país, haja vista que essa região é a mais marcada pelo desenvolvimento de indústria, bem como pelo processo de desenvolvimento urbano.
Ao iniciar a industrialização de um país, ela inicialmente se concentra em um local, nas regiões fabris. Mas ao longo do tempo acontece a dispersão, com as fábricas mais modernas procurando outras áreas que atendam os seus interesses.
O Brasil durante muito tempo ocupou destaque somente no setor primário, com a agropecuária e o extrativismo (vegetal, mineral e animal). Após consecutivas crises econômicas, atualmente o Brasil é considerado um dos mais industrializados países, por isso ocupa o décimo quinto lugar nesse segmento em escala global.
Apesar da queda, São Paulo segue como o estado que possui o maior PIB industrial do país, seguido de Rio de Janeiro e Minas Gerais.
() Formada pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Resposta. Resposta: Rondônia, Acre e Tocantins foram os três estados com as menores concentrações de riquezas no país.
Os grandes centros industriais do Brasil estão concentrados na região sudeste do país, tendo como destaque o Estado de São Paulo, precisamente na Grande São Paulo. Lá existe um centro polindustrial, formado por 39 municípios, entre eles o de São Paulo, constituindo o maior parque industrial da América Latina.
Parque industrial ou zona industrial é um espaço territorial no qual se agrupam uma série de atividades industriais ou empresariais que podem ou não estar relacionadas entre si.
São Paulo se mantém como principal polo industrial do Brasil. ... São Paulo é o estado mais rico do Brasil: possui o maior PIB entre os estados brasileiros e é um dos polos econômicos da América Latina.
No maior polo industrial da América Latina, Cubatão conta 25 empresas de grande porte e uma população de 127 mil habitantes distribuída em 143km². Essas indústrias gozam importante vantagem competitiva, próximas ao Porto de Santos e ao sistema rodoviário Anchieta-Imigrantes.
VÍDEOS INSTITUCIONAL DO POLO É o primeiro complexo petroquímico planejado do País e está localizado no município de Camaçari, a 50 quilômetros de Salvador, no Estado da Bahia.
A Zona Franca de Manaus é administrada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e abriga atualmente cerca de 600 indústrias.
Os primitivos engenhos de açúcar, característicos da economia colonial, registram a primeira atividade industrial do município. ... Foi a primeira indústria a se instalar em Cubatão e uma das primeiras da Baixada Santista. Era o maior curtume do Brasil na época, preparando couros e peles para as mais diversas aplicações.
Novo Milênio: Os dirigentes de Cubatão - Armando Cunha. Este foi o primeiro prefeito de Cubatão.
Outros 100% feitos em Cubatão são o coque calcinado de petróleo, nitrato de amônio – grau fertilizante e grau técnico, resíduo aromático, soda anidra e benzeno. Este último, usado na produção de várias substâncias químicas, como lubrificantes, corantes, detergentes e fármacos.
Resposta. Resposta: Medidas antipoluição foram tomadas. Em 1983, a Cetesb (agência ambiental de SP) implantou um programa de controle de poluição ambiental, que fixou um cronograma de redução de poluentes para as indústrias da cidade.
O termo foi criado pelo jornalista brasileiro Randau Marques para chamar a atenção da opinião pública para os problemas de saúde e o alto índice de mortalidade que a cidade de Cubatão, localizada dentro de um vale, sofria em decorrência da poluição ambiental.
Em 1992, durante a Eco 92, Cubatão foi apontada pela ONU como Símbolo de Recuperação Ambiental, tendo 98% do nível de poluentes controlados, e passou a ser exemplo em todo o mundo como a cidade que renasceu das sombras da poluição. ... Em 2011 Cubatão apresentou 100% de controle de poluentes.
A cidade adotou o programa da Agenda 21, para recuperar a qualidade de vida dos moradores. ... Depois de ter sido rotulada pela ONU como a cidade mais poluída do mundo, a mesma entidade, durante a Rio 92, reconheceu Cubatão como símbolo de recuperação ambiental, com controle de 98% dos poluentes lançados em seu ambiente.