Como avaliar a eficácia dos treinamentos?
A avaliação de treinamento, em essência, é a captura de dados que são coletados enquanto os colaboradores estão envolvidos na experiência do aprendizado on-line. Também consiste na análise e no relato dessas informações.
A avaliação de reação é o primeiro nível na escala avaliativa. Seu objetivo é identificar a percepção dos participantes em relação ao conteúdo, ao facilitador, à experiência de aprendizagem e sua relevância para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Hoje é o método mais conhecido, utilizado e considerado para avaliar a eficácia de programas de capacitação. O Modelo Kirkpatrick consiste em quatro níveis de avaliação. São eles: reação, aprendizagem, comportamento e resultados.
A Avaliação de Reação trata-se da percepção do colaborador quanto ao treinamento que participou. A Avaliação de Aprendizado é um modo de mensurar a retenção do conhecimento adquirido no treinamento.
Quais são as etapas do Treinamento e Desenvolvimento?
Quais são as questões a serem consideradas nos critérios de avaliação de um programa de treinamento? a) - Questões relevantes a serem avaliadas - Questões não relevantes - O que examinar nas respostas - Como coletar os dados.
De acordo com Marras (2011), o processo de treinamento utilizado nas organizações respeita quatro etapas, que estão especificadas a seguir:
Em termos amplos o treinamento envolve um processo que é composto por quatro etapas, sendo elas;
Vamos dividir essa primeira etapa em três passos básicos:
Como capacitar os colaboradores da empresa?
O treinamento aumenta a eficácia dos objetivos da empresa, profissionais que possuem problemas de comunicação, dificuldades de participação, falhas no gerenciamento do tempo e organização que podem facilmente melhorar suas habilidades por meio de treinamentos.
O Treinamento capacita colaboradores para executarem atividades específicas dentro da empresa. Por exemplo: aprender a manusear um software, desenvolver práticas de atendimento ao cliente, etc. É uma técnica de curto ou médio prazo e, portanto, seus resultados são percebidos rapidamente.
Os treinamentos permitem que o trabalho seja feito com mais qualidade, melhorando o retorno para a empresa e o feedback positivo para o funcionário. Com isso, há um aumento na motivação dos colaboradores, que obtêm consequências prazerosas na execução do trabalho.
O treinamento e desenvolvimento promovem aumento do contentamento do colaborador com o trabalho. Além disso, eles abrem o campo de visão dos profissionais para novas alternativas no enfrentamento de desafios no cotidiano da empresa. Isso torna o dia a dia mais produtivo, funcional e estimulante.
A realização de treinamentos é a chave para o sucesso de uma organização. Este tipo de atividade tem como objetivo promover a capacitação dos profissionais, fazendo com que eles estejam alinhados com a missão, visão e valores da empresa e desenvolvendo habilidades que atendam às expectativas da organização.
Um bom programa de treinamento pode proporcionar ao colaborador internamente: melhoria da eficiência dos serviços;aumento da eficácia nos resultados; criatividade e inovação nos produtos e serviços oferecidos ao mercado;melhor qualidade de vida no trabalho; qualidade e produtividade; melhor atendimento ao cliente, e ...
Os treinamentos têm a finalidade de adequar a pessoa à cultura da empresa, mudar atitudes dos funcionários, desenvolver pessoas, adaptá-las para lidar com a modernização da empresa, desfrutar da competência humana, ou seja, gozar da capacidade que o ser humano tem de aprender, maximizar o desempenho profissional, ...
Treinamentos preparam uma pessoa (ou um grupo de pessoas) para as habilidades necessárias dentro de sua função na empresa, ele acontece de forma pontual. Normalmente, por sua característica pontual os treinamentos nas empresas acontecem em semanas, dias ou até mesmo em poucas horas.
De maneira resumida, a matriz de treinamento permite que o gestor relacione os treinamentos e as funções do colaboradores de maneira exemplificada e fácil de ser visualizada. Assim, ele tem uma visão instantânea das habilidades de cada funcionário do seu time.
Como preencher a Matriz
A Matriz de Capacitação é uma ferramenta que deve ser atualizada periodicamente para garantir a aderência das propostas de eventos de capacitação ao atual estado da arte de desenvolvimento de cada competência. O quarto processo define as etapas a serem seguidas para promover essa atualização.
Um colaborador em processo de desenvolvimento gera valores positivos tanto no clima organizacional, quanto na cultura empresarial. Transformando assim a forma como a empresa funciona e é vista por pessoas da comunidade externa.