VII – Redução das desigualdades regionais e sociais: Este princípio estabelece que o desenvolvimento econômico deve atuar na redução das desigualdades regionais e sociais do país.... Nesse sentido, os atores econômicos, e fundamentalmente o Estado, têm o dever de evitar as desigualdades.
Investir em Saúde e Educação Reduzir as isenções fiscais e aumentar os investimentos em políticas públicas e serviços básicos como educação (implementação do Plano Nacional de Educação) e saúde (fortalecimento do Sistema Único de Saúde).
O Brasil, em razão de sua formação territorial e histórica, é um país de grandes desigualdades, sejam elas de etnia, cor, gênero, religião, sociais ou econômicas. Essas disparidades podem também ser notadas quando comparamos os dados referentes às regiões brasileiras.
A Desigualdade Social no Brasil é um problema que afeta grande parte da população brasileira, embora nos últimos anos ela tem diminuído. ... Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as transferências do Programa Bolsa Família são responsáveis por 13% da redução da desigualdade no país.
Índice
Devido aos fatores historicos, sociais e geograficos. Explicação: No Brasil desde a colonizacao poucas regioes se destacaram, as que se destacaram foram maioria por onde os portugueses chegaram. O desenvolvimento das cidades na epoca afetou diretamente no desenvolvimento atual das regioes.
O autor nota diferenças relevantes já na década de 1850. Em sua concepção, a desigualdade regional pode ser explicada pelo diferencial no crescimento das exportações de cada região. Isso se deve a mudança na pauta de exportações brasileira ao longo do século XIX.
Essa é uma das razões que contribuem para explicar as grandes diferenças regionais do Brasil. A distribuição da população e o tamanho da superfície são exemplos dos diversos contrastes existentes entre as regiões brasileiras. No aspecto físico ou natural, encontramos diversos tipos de clima, relevo, solo e vegetação.
Quando a análise é desagregada por regiões, pode-se identificar que a globalização implica em melhora na desigualdade na região Sul, mais desenvolvida, e piora na desigualdade na região Nordeste, menos desenvolvida. No geral, há melhora na desigualdade, mas um desequilíbrio regional persistente.
Outro problema provocado pela globalização é o aumento acelerado do índice de desemprego em todo o mundo, resultado dos avanços tecnológicos que tiram inúmeros postos de trabalho. ... O processo de globalização tem contribuído para o aumento das desigualdades sociais.
Resposta. Globalização trouxe a desigualdade social através da má distribuição de renda, na qual a maior parte fica nas mãos de poucos e poucos ficam nas mãos de muitos. ... Outras deixam a escola para trabalhar e ajudar na renda familiar. A situação de um subdesenvolvimento não é estranha a nós, brasileiros.
Resposta. Resposta: Qual globalização nós queremos? ... A globalização conseguiu esse feito: unir gente com os mais diferentes propósitos em torno de causas congruentes, sob a justificativa de que a internacionalização da economia deu-se apenas parcialmente.
Resposta: É com a globalização que surge o desemprego, já que há uma diminuição de fronteiras pois com a globalização surgiam novas máquinas industriais e elas substituíram pessoas (trabalhadores) gerando assim a falta de trabalho, porque o trabalho que os homens faziam passaram a ser feitos por máquinas.
Resposta. a partir do momento em que a expansão dos meios tecnológicos e de informações não atingem de forma democrática toda a população do planeta, favorecendo o acúmulo de riqueza para os mais ricos e dificultando, os mais pobres, ai entra a desigualdade social.
a vantagem é o aumento do ritmo e frequência das trocas entre países que é possível graças as melhorias nos transportes e das tecnologias de comunicação, a Barreiras de tempo e espaço desaparecem, e caídos estes obstáculos as empresas ganham acesso a mercados maiores e novas oportunidades, e outra vantagem consiste na ...