É o som advindo do rio Uraricoera. Explicação: Segundo o dicionário murmurejo é um som suave, um sussurro e Uraricoera é o nome de um rio.
Uraricoera deriva de dialetos indígenas locais, onde urari representa um veneno de efeito paralisante usado por certas tribos e coera significa velho. Com efeito, "rio do Veneno Velho".
substantivo masculino Ação de murmurejar. Etimologia (origem da palavra murmurejo). De murmurejar.
Significado de Sarapantar Estar confuso ou ficar muito perturbado; atordoar-se: sarapantar o professor com perguntas; sarapantou-se de cansaço; estava desorientado, sarapantando.
O alvorecer, o início da manhã.
A expressão "Sol a Pino" significa que o Sol está no zênite, ou seja, no ponto mais alto do céu. Trata-se de uma expressão popular relacionada a uma situação astronômica peculiar, que é quando o Sol encontra-se no ponto mais alto do céu, bem acima de nossas cabeças. Por isso, é muito usada no meio do dia.
Dizemos que este ponto marca o início do verão no hemisfério sul e do inverno no hemisfério norte. Praticamente seis meses depois, ao redor do dia 21 de junho, ocorre o inverso, maior radiação no hemisfério norte e menos no sul. Nos pontos da Terra sobre o trópico de Câncer, teremos Sol a pino ao meio-dia.
Sol a pino é uma expressão popular que descreve uma situação astronômica bastante peculiar: o Sol no zênite. ... Sim, o zênite. Esta palavra esquisita vem do árabe e descreve o ponto mais alto do céu, exatamente em cima das nossas cabeças. É o popular “a pino”.
Simples! O pino dentário serve para unir a raiz natural do dente perdido, mas que manteve-se preservada ao novo dente produzido em laboratório de prótese. Em outras palavras, o pino dentário funciona como um elo entre a raiz natural e o novo dente. Para que você entenda ainda melhor, vamos voltar ao implante dentário.
Palavras que rimam com Pino:
Nos pontos da Terra entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio haverá um momento, em dois dias por ano, nessa condição de "sol a pino" (zênite). Sobre a linha do Equador essas duas datas são os equinócios (20~21 de Março; 22~23 de setembro), separados entre si por cerca de 6 meses.
Inverno
O trópico de Câncer “corta” no sentido imaginário os seguintes países: Arábia Saudita, Argélia, Bahamas, Bangladesh, Chade, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Índia, Líbia, Mali, Mauritânia, México, Myanmar, Níger, Omã e Taiwan.
Localidades a mais de 23,5,o do equador terrestre, ao norte ou ao sul, nunca têm o Sol a pino. Localidades entre 23,5o sul e 23,5o norte, têm o Sol a pino dois dias por ano.
As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano. Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações.
21) Todos os dias, ao meio-dia, o Sol fica a pino, passando exatamente acima de nossas cabeças. Costuma-se afirmar que ao meio-dia ficamos sem as nossas sombras, porque o Sol se coloca no alto do céu (Zênite), mas isso não é verdade. ... Porque delimitam na superfície terrestre uma região que pode ter o Sol na vertical.
A resposta à nossa pergunta é simples: como o eixo norte-sul da Terra está inclinado em relação ao plano da órbita da Terra, no primeiro dia do Verão, a sul do trópico de Câncer, o Sol do meio-dia aponta para norte. Mas no Outono, entre o equador e o trópico de Câncer, o Sol do meio-dia aponta para Sul.