Mestre Vitalino se notabiliza por suas figuras inspiradas nas crenças populares, em cenas do universo rural e urbano, no cotidiano, nos rituais e no imaginário da população do sertão nordestino brasileiro. Ainda criança, começa a modelar pequenos animais de seu repertório rural: boi, bode, burro e cavalo.
Mestre Vitalino (1909-1963) foi um artista popular brasileiro, considerado um dos maiores artistas da história da arte do barro no Brasil. Vitalino Pereira dos Santos, conhecido como Mestre Vitalino, nasceu na cidade de Caruaru, Pernambuco, no dia 10 de julho de 1909.
Suas obras mais famosas são o Violeiro, o Boi, o Trio pé de serra, o Enterro na rede, o Cavalo-marinho, o Casal no boi, os Noivos a cavalo, o Caçador de onça, a Família lavrando a terra, Lampião e Maria Bonita, dentre outras. Mestre Vitalino, Boi, cerâmica. Mestre Vitalino, título desconhecido, cerâmica policromada.
Filho de lavradores,[1] Mestre Vitalino foi um artesão que retratou em seus bonecos de barro a cultura e o folclore do povo nordestino, especialmente do interior de Pernambuco e da tradição do modo de vida dos sertanejos. [2] Este trabalho ficou conhecido entre especialistas como arte figurativa.
Resposta: O "Mestre Vitaliano" e as "obras"eram os principais temas abordados por mestre Vitalino em suas peças de cerâmica.
Caruaru, Pernambuco, Brasil
A produção do artista passou a ser iconográfica e inspirou a formação de novas gerações de artistas, especialmente no Alto do Moura, um bairro que fica na cidade de Caruaru, onde viveu. A casa onde viveu parte de sua vida atualmente é a instalação da Casa Museu Mestre Vitalino.
Caruaru
10 de julho de 1909
20 de janeiro de 1963
Ceramista popular e músico. Conhecido como Mestre Vitalino, o artista se notabiliza por suas peças de cerâmica que trazem figuras inspiradas nas crenças populares, em cenas do universo rural e urbano, no cotidiano, nos rituais e no imaginário da população do sertão nordestino brasileiro.
Filho de lavradores, iniciou-se com apenas 6 anos (1915) na arte do artesanato de barro. Como toda criança fazia bichinhos - boi, cavalo, bode - com as sobras do barro usadas por sua mãe que era louceira, designação dadas às mulheres que faziam utensílios domésticos de barro.
O significado de Arte Naif, também denominada de Arte Primitiva Moderna pode ser interpretado como um tipo de arte simples, desenvolvida por artistas sem preparo e conhecimento das técnicas acadêmicas. É considerada uma arte com elementos sem conteúdo. ... Arte Naif é a arte sem escola ou aprendizado técnico.
Em janeiro de 1949, a fama do Mestre Vitalino foi se ampliando com uma exposição no MASP, e em 1955 fez parte de uma exposição de Arte Primitiva e Moderna, em Neuchâtel, na Suíça. ... Sua produção artística passou a ser iconográfica, influenciando a formação de novas gerações de artistas, principalmente no Alto do Moura.
Resposta. Ele retratava o cotidiano nordestino com suas peças de barro, quando ganhou fama pessoal também acabou tornando a feira de Caruaru famosa, serviu de inspiração para artistas mais novos.
Resposta: A Arte Popular se configura como forma de expressividade de artistas do povo. ... Artistas populares nunca frequentaram nenhuma faculdade de arte ou instituição que pudesse lhes certificar ou especializar. São simples representantes do povo, que possuem uma habilidade ou dom e o desenvolveram.
Para criar suas obras os artistas populares baseiam-se nos hábitos, mitos da região, folclore e na cultura do lugar. Transferem para suas obras todos os seus sentimentos, valores e até mesmo as dificuldades. Talvez seja este fato que faz com que sejam tão significativas e de considerada importância estética.
Sua arte, pioneirismo e generosidade influenciaram toda uma geração de artesãos. Sendo destacada mundialmente na arte figurativa. Ainda criança, morando no interior de Pernambuco, começou a modelar bois, cavalos e bodes com as sobras do barro, que a mãe lavradora, usava para fazer utensílios domésticos.