O altar do holocausto representava o “calvário”, o caminho da salvação para o pecador. No altar do holocausto o pecador tinha seus pecados expiados. ... O Cordeiro de Deus fez-se de oferta para expiar todo o pecado da humanidade. Ele é “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1.
Abraão foi justificado pelas suas obras após oferecer o altar de Deus, altar esse a qual Jesus é o próprio Sacrifício, um inocente morrendo no lugar do pecador. Você pode até restaurar o altar, porém só pode ser edificado através das doze (12) pedras de fundamento em cima da principal pedra de esquina.
1. Reparar, restabelecer. 2. Reintegrar ou pôr no estado primitivo.
Elias
Chuva era sinal de benção, de prosperidade, mas a idolatria levou o povo de Deus à ruína e a miséria. Deus tinha uma vontade declarada. Elias foi o instrumento do Eterno para que a vontade dele fosse “gerada”, primeiramente orando pela seca e depois orando pela chuva.
De acordo com o Livro dos Reis, Elias defendeu o culto de Javé contra a veneração do deus canaanita Baal (que era considerado um culto idólatra); Deus através dele ressuscitou os mortos, fez chover fogo dos céus, e foi levado por um redemoinho (acompanhado por uma carruagem e cavalos em chamas, ou cavalgando-os.
Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 'Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria.De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel.
O casal ergueu altares para os deuses falsos e matou os profetas do Criador. Não tinham respeito por Deus. Por isso, Elias determinou para Acabe queuma grande seca viria. Contudo, no terceiro ano de estiagem, Deus falou para Elias que daria chuva a Israel e que desejava restituir a união que havia com Seu povo.
O Salmo 62 nos mostra o salmista reconhecendo a Deus como um forte rochedo e uma fortaleza para si. A salvação vem de Deus e somente Nele está nossa esperança.
No Salmo 63, o salmista se encontra fugindo de seus inimigos no deserto, lugar que nos remete ao autoconhecimento e reconhecimento de Deus como nosso Senhor e pastor. Sua alma clama pela salvação de Deus, assim como a terra seca que precisa de água.
“Pois tu, ó Deus, ouviste os meus votos; deste-me a herança dos que temem o teu nome. Prolongarás os dias do rei; e os seus anos serão como muitas gerações. Ele permanecerá no trono diante de Deus para sempre; faze que a benignidade e a fidelidade o preservem.
“Dá-nos auxílio contra o adversário, pois vão é o socorro da parte do homem. Em Deus faremos proezas; porque é ele quem calcará aos pés os nossos inimigos”. Os filhos de Deus sabem que é nele que sua confiança deve ser depositada e que com ele, grandes feitos serão realizados.