O Que Norma Culta Da Lngua Portuguesa Exemplos?

O que norma culta da lngua portuguesa exemplos

A norma culta é o conjunto de regras e padrões linguísticos usados por falantes com alto nível de escolaridade. Considerada a variedade linguística de maior prestígio, é utilizada em documentos oficiais, artigos científicos, trabalhos acadêmicos, documento jurídicos,..

Imagens: Comunidade Rockcontent, In Learning, Educação Digital, Brainly e Editora Contexto

0 Comments

Esses fatores influenciam grandemente como a linguagem deverá ser usada. Também por isso, a linguagem pode ser categorizada como adequada ou inadequada, em vez de certa ou errada.

Como nem todas as variações linguísticas usufruem desse mesmo prestígio, muitas são vítimas de preconceito linguístico, sendo consideradas menos cultas e até mesmo incorretas.

Origens da língua portuguesa

Origens da língua portuguesa

Mas a norma culta não é só a forma como as pessoas que gozam de prestígio social usam a língua, como também é inspiração para a construção da gramática normativa. Caso você tenha a oportunidade de folhear alguma gramática tradicional, perceberá facilmente que todos os exemplos que nela constam foram retirados de obras consagradas da nossa literatura.

Gostou da matéria? Leia também sobre Língua de Sinais e Funções da Linguagem.

Antes de mais nada é preciso frisar que o ser humano é um ser social. Isso significa dizer que uma de nossas principais características como espécie é o estabelecimento de relações sociais.

Exercícios

Além de assegurar a unidade linguística de um povo e não permitir que a comunicação se torne um caos, há outras vantagens em se estudar a norma culta. Veja algumas a seguir:

A norma-padrão pode ser entendida como a norma gramatical, com base na gramática tradicional e normativa. Atua como um modelo idealizado que visa a padronização da língua escrita.

Em outras palavras: nem todos os indivíduos têm as mesmas oportunidades de estudo, ou vivem grupos sociais nos quais prevalecem o uso da norma culta. E isso não significa que eles não saibam se comunicar, ou que o façam de forma errada, não é?

Redação

Redação

Essa linguagem acontece devido às variações ocorridas na fala ao longo do tempo nas variadas localidades do país. Essas variações podem ser chamadas de dialetos, uma linguagem regional paralela à língua oficial.

As gírias são associadas à linguagem coloquial pois é uma expressão do cotidiano. No entanto, se diferencia no quesito de mudança. As gírias, geralmente, são utilizadas somente durante um certo período de tempo e depois são substituídas por outras gírias da próxima geração.

A norma gramatical é aquela relacionada à gramática normativa: só o que está de acordo com ela é correto. Porém ela incorpora muitas regras que não são usadas cotidianamente. A norma- padrão, por sua vez, está vinculada a uma língua modelo. Segue prescrições representadas na gramática, mas é marcada pela língua produzida em certo momento da história e em uma determinada sociedade.

Semântica

– Ter a oportunidade de ascender profissionalmente, visto que um bom domínio do idioma pode abrir boas portas de trabalho (um bom exemplo são as provas de concurso público);

De todas essas normas, a norma culta é tida como a mais conceituada, sendo vista como uma linguagem culta e erudita, utilizada por um grupo de pessoas de elite, pertencentes à camada mais favorecida e escolarizada da população.

Ou seja, devido a questões sociais, individuais, econômicas, regionais, de classe social, entre outras, a língua se desdobra em diferentes formas: as chamadas variações linguísticas.

Dúvidas de português

Dificuldades para escolher a profissão da sua vida? Faça o Raio X do Beduka! Um teste vocacional para nortear a sua carreira.

A comunicação verbal é, dessa forma, um instrumento de promoção das relações sociais. É, inclusive, uma das características que nos difere dos animais. O objetivo da língua é, portanto, a comunicação.

Entretanto, a linguagem desenvolvida pelos humanos não é única, ou seja, existem no mundo uma enorme variedade de línguas. E, além disso, existem variações de registro também dentro de uma mesma língua.

Como aprender a falar de norma culta?

10) Leia bastante. Essa dica é essencial e muito importante: a leitura nos ajuda a internalizar regras de norma culta. Ela é necessária para várias áreas do estudo de redação, inclusive a gramatical. Ler palavras escritas e acentuadas corretamente, por exemplo, nos faz reproduzi-las automaticamente com excelência!

Qual a importância do domínio da norma culta?

A norma culta é indispensável e tão importante quanto as variações linguísticas. A norma culta rege um idioma, aponta caminhos e deve ser estudada na escola para que assim todos tenham acesso às diferentes formas de pensar a língua.

Qual a importância do domínio da língua padrão?

Resposta. A língua padrão é entendida como a língua culta falada e escrita. O domínio desse padrão da linguagem formal é muito importante para quem estuda para vestibulares e concursos e também para quem busca uma posição de destaque no mercado de trabalho.

Quais as vantagens de dominar a norma culta e a norma padrão?

Saber escrever e falar de acordo com a norma culta de uma língua é uma competência bastante valorizada no mercado de trabalho, uma vez que o domínio da norma culta possibilita ao indivíduo comunicar com precisão, eficiência e desenvoltura.

Qual a função da norma padrão?

A norma padrão deve ser utilizada em concursos, redações, tribunais, entrevistas (de emprego ou não), currículos, e em certos locais de trabalho. Sendo um conjunto de regras e prescrições da gramática da língua. Pode ser dividida em norma culta ou norma coloquial.

O que é a variedade padrão da língua?

A variedade padrão, ou seja, formal da língua portuguesa é o seu emprego de tal forma que se estabeleça uma rígida conformidade em relação às suas normas gramaticais. É o que, vulgarmente, se chama de "o português correto".

O que é a língua padrão?

Língua-padrão é a maneira de falar e escrever que é considerada correcta por uma dada comunidade.

O que é a linguagem não padrão?

Aquela linguagem que não é culta nem esta de acordo com a norma padrão brasileira. Geralmente ultilizadas em conversas entre amigos e família.