O nevo de Becker se manifesta como uma mácula hipercrômica, localizada predominantemente no tronco anterior ou região escapular, e frequentemente associada à hipertricose. A coexistência do nevo de Becker e anormalidades cutâneas, músculo-esqueléticas ou maxilo-faciais corresponde à síndrome do nevo de Becker.
O nevo epidérmico é um hamartoma não-cancerígeno ou a lesão de pele encontrou na parcela exterior da pele. São causados por um overgrowth das pilhas na epiderme e aparecem geralmente no nascimento ou na primeira infância.
Causas. Os nevos melanocíticos congênitos surgem quando, devido a uma mutação genética que ocorre após a formação do embrião, há uma falha no processo de migração dos melanócitos da crista neural para a pele.
Os nevos melanocíticos, conhecidos geralmente por sinais ou pintas, são lesões cutâneas benignas que podem ser congénitas, se presentes à nascença ou nos primeiros tempos de vida, ou adquiridos, se surgem posteriormente ao longo da infância e adolescência, atingindo um pico nas terceira e quarta décadas de vida.
Os nevos são pequenos tumores cutâneos, geralmente escuros, que se desenvolvem a partir das células produtoras de pigmento da pele (melanócitos). A maioria das pessoas tem alguns nevos, mas a tendência de desenvolver nevos atípicos é, às vezes, hereditária.
Os angiomas são, na realidades, anomalias na pigmentação ou na irrigação sanguínea da pele, e raras vezes são indícios de um problema grave. As manchas que aparecem na pele da criança podem ser de cor (brancas, pretas, cinzentas, vermelhas, beges, castanhas) e de diferentes formas.
Um nevo melanocítico congénito, grande ou gigante, (LCMN ou GCMN) é uma lesão pigmentada da pele de diâmetro adulto projectado de mais de 20 cm ou 40 cm, respectivamente, composta por melanócitos, e que apresenta um risco elevado de transformação maligna.
Nevos melanocíticos são pequenas manchas marrons regulares na pele, salientes ou não. São popularmente conhecidos por pintas e sinais. A maioria das pintas surge em decorrência da genética e da exposição solar e possui um formato regular.
“A partir do segundo dia, a pele do recém-nascido pode ficar meio amarelada devido à icterícia fisiológica, que afeta praticamente metade dos bebês”, observa Fabíola Peixoto. Após isso, com o tempo a pele do bebê tende a escurecer. Quando o bebê tiver 6 meses, a cor da pele já deve ser definitiva.
Após o nascimento, e uma vez que a circulação sanguínea do recém-nascido ainda não está estabilizada, podem aparecer pequenas manchas e/ou sinais na pele do rosto e corpo. A maioria destas manchas desaparecem ao longo do tempo, sem necessidade de tratamento.
Fica claro que, dependendo do tipo de pele, há crianças com uma maior probabilidade de ter e desenvolver novas pintas. No entanto, também se estima que a exposição frequente e prolongada aos raios solares possa estimular o aparecimento de nevos. Por isso, a recomendação é proteger as crianças da exposição ao sol.
Apesar de não haver um consenso, acredita-se que seu surgimento possa acontecer por razões como, por exemplo, a exposição excessiva ao Sol. Durante a gravidez é comum elas aparecerem, pois a mulher começa a produzir hormônios capazes de estimular sua formação e isso também pode aumentar as já existentes.
Acredita-se que os sinais de nascença são formados durante a infância ou, no caso das mulheres, na gravidez. De qualquer maneira, é possível interpretar este sinal, tanto o de nascença como o adquirido. Revela a sensualidade e a tendência artística. A pessoa nunca será reduzida à pobreza.
Pintas, sinais ou nevos são manchas marrons na pele. Eles surgem desde a infância, e podem aumentar com a idade, genética e exposição solar ao longo da nossa vida. Muitas vezes, essas manchas não representam perigos ou riscos à saúde, mas há casos em que é preciso atenção.
Arrancar pelos de pintas pode causar complicações? Sim, pois há risco de infecção. "Arrancar pelos de pintas não aumenta o risco de desenvolver um câncer, mas gera lesões que podem infeccionar", alerta o dermatologista Moisés Albuquerque, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Tipos de Remoção de Pintas Biópsia com Punch: o dermatologista utiliza um pequeno tipo de bisturi circular (punch), para retirar a lesão. A ferida resultante é pequena e pode receber um ponto para ser fechada. Vários diâmetros de punches são disponibilizados, cada um adequado aos diferentes propósitos.
As verrugas podem ser retiradas por meio de medicamentos tópicos, pelo método de congelamento com nitrogênio ou por extração com bisturi elétrico ou radiofrequência. Os remédios para uso doméstico são prescritos pelo dermatologista, mas também há aqueles que devem ser aplicados em consultório.