O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Essas práticas econômicas são consideradas pelos historiadores como o estágio de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.
Resposta. Explicação: As principais características do mercantilismo são citadas como sendo: Intervenção do rei na economia, metslismo , colonialismo.
Metalismo, também conhecido como bulionismo, é a ideia de riqueza econômica através da quantificação de metais preciosos. ... De fato, os espanhóis queriam comercializar com os metais que possuíam em abundância para importar os produtos que achavam necessários dos países europeus.
Balança comercial favorável: o Estado deveria exportar mais produtos que importar. Não deveria depender demais de outras nações. ... Protecionismo: as nações procuravam obstruir a entrada de produtos de fora em seu território e no território de suas colônias por meio dos altos impostos alfandegários.
Balança comercial é um termo econômico que representa as importações e exportações de bens entre os países. Dizemos que a balança comercial de um determinado país está favorável quando ele exporta mais do que importa. Do contrário dizemos que a balança comercial é negativa ou desfavorável.
Metalismo, também conhecido como bulionismo, é a ideia de riqueza econômica através da quantificação de metais preciosos. Sua teoria remete ao período da Idade Moderna (séculos XV a XVIII), onde o metal era valorizado como moeda de troca, muitas vezes sendo confundido como moeda ou capital.
O mercantilismo teve profundas mudanças significativas com a modificação da ideia de poder econômico pela posse de terras, pois agora, a economia era voltada no acúmulo de metais preciosos, o que significava riqueza, e a posse de terras já não estava mais em vigor.
O metalismo consistia na principal forma de se medir a riqueza de uma nação mercantilista. Isso porque metais preciosos, como ouro e prata, eram a garantia real dessa riqueza.
Seu principal objetivo era proteger o território de invasores, especialmente os franceses, fazer valer os marcos do Tratado de Tordesilhas e introduzir a administração portuguesa sobre a colônia. Para isso, o território foi dividido em Capitanias Hereditárias, em 1534.
3)Na base do Mercantilismo estava um procedimento econômico que foi duramente criticado pelos fundadores do liberalismo, como Adam Smith, a saber: o protecionismo. É correto dizer que uma das determinações mais conhecidas do protecionismo era: a) a fisiocracia.
“Protecionismo” pode ser definido como um conjunto de ações governamentais para proteger a economia de seu país. Tais ações são feitas, na maioria das vezes, por medidas que restringem ou proíbem importações de determinados bens, visando proteger o mercado interno da concorrência externa.
O mercantilismo visa o acúmulo de capital, onde o Estado controla a economia e as atividades. ... O tráfico negreiro garante o acúmulo de capital primitivo, pois a burguesia mercantil lucra na. compra e venda e na exploração do trabalho.
As consequências do trafico de escravos foram muitas, começando com a morte de milhares deles devido às condições de trabalhos, doenças e má alimentação, sendo que além da morte e violação de direitos humanos básicos, esse fato gerou uma profunda desigualdade social no país que persiste até os dias de hoje.
Resposta: O tráfico negreiro garante o acúmulo de capital primitivo, pois a burguesia mercantil lucra na compra e venda e na exploração do trabalho. Explicação: O escravo era mercadoria, retirava riqueza mineral e também produzia riqueza na agricultura.
Mecanismo é um conjunto de elementos rígidos, móveis uns relativamente a outros, unidos entre si mediante diferentes tipos de junções chamadas pares cinemáticos (pernas, uniões de contato, passadores, etc.), cujo propósito é a transmissão e/ou transformação de movimentos e forças.
Resposta: O mercantilismo era baseado no metalismo que era a acumulação de metais preciosos através da exploração de outras colônias.
O mercantilismo tinha por objetivo fortalecer o Estado e enriquecer a burguesia, para isso, era preciso ampliar a economia para dar mais lucro afim de que a população pudesse pagar mais impostos. ... O tráfico negreiro garante o acúmulo de capital primitivo, pois a burguesia mercantil lucra.
O tráfico atendia, portanto, às exigências do sistema colonial e do mercantilismo, pois gerava uma via de comércio que proporcionava acumulação de capitais na metrópole. Seu papel decisivo levou alguns historiadores a afirmar que não foi a escravidão que gerou o tráfico, mas o tráfico que gerou a escravidão.