Disposição das moléculas em substâncias nas diferentes fases da matéria. Os sólidos possuem maior força intermolecular, e os gases não possuem força intermolecular. ... Energia das forças interiônicas e intermoleculares.
Forças intermoleculares são as forças exercidas para manter unidas duas ou mais moléculas. Elas correspondem a ligações químicas que têm a função de unir ou repelir as moléculas de um composto. As forças intermoleculares provocam estados físicos diferentes nos compostos químicos.
As forças dipolo induzido-dipolo induzido são de fraca intensidade e ocorrem entre moléculas apolares, entre átomos de gases nobres ou entre moléculas polares e apolares. Essa força ocorre por uma deformação momentânea na nuvem eletrônica da molécula.
Para determinar o vetor momento dipolar resultante em uma molécula qualquer, devemos levar em consideração alguns fatores:
molécula de água
Dipolo de uma molécula é um dipolo elétrico com um campo eléctrico inerente decorrente de uma diferença de eletronegatividade. ... É necessário levar em consideração a geometria molecular para a soma vetorial. Moléculas com polos identificáveis possuem o momento dipolo não nulo e, por isso, são moléculas polares.
As interações dipolo-dipolo ou interações entre dipolos permanentes são forças atrativas que ocorrem entre moléculas polares. As forças intermoleculares, genericamente chamadas de Forças de Van der Waals, são três: dipolo induzido-dipolo induzido, ligações de hidrogênio e dipolo permanente-dipolo permanente.