crossorigin="anonymous">
A gonartrose (artrose dos joelhos) é a artrose mais comum. Tem causa principalmente primária e afeta mais mulheres após a meia idade. Classicamente, inicia-se pelo compartimento medial, o que suporta mais carga, não raro evoluindo para uma deformidade em varo dos joelhos que chama bastante a atenção.
A artrose (osteoartrite) é caracterizada por uma degeneração da cartilagem articular, o que causa dor e inchaço. A artrose pode afetar uma ou mais articulações. As articulações mais afetadas são as do joelho (gonartrose), do quadril (coxartrose) e dos dedos (poliartrose digital).
Trata-se de uma doença adquirida em que o osso subcondral (osso abaixo da cartilagem) se torna avascular, ou seja, perde o suprimento sanguíneo, desestabilizando a cobertura cartilaginosa.
De acordo com pesquisas realizadas pela Organização Mundial da Saúde, a artrose é a responsável por 7,5% de todos os afastamentos do trabalho; é a segunda doença entre as que justificam o auxílio-inicial, com 7,5% do total; é a segunda também em relação ao auxílio-doença (em prorrogação) com 10,5%; é a quarta a ...
Cebola, alho e pimenta - a quercetina, antioxidante que age no alívio das inflamações é encontrada no alho e na cebola. Já as pimentas, são ótimas fontes de vitamina C. Peixes - o Ômega-3 age nas células que regulam o sistema imunológico e possuem forte ação anti-inflamatória.
Atenção: a moderação no consumo da pimenta deve ser ainda maior para pessoas com problemas gástricos, tais como gastrite e úlcera. Isso por conta do efeito agressivo que o alimento pode ter sobre as paredes estomacais.
Assim, de modo a favorecer uma cicatrização de qualidade, é importante evitar o consumo dos seguintes alimentos:
À medida que mais e mais células cancerosas morrem, o tumor é impedido de crescer, o que reduz sua capacidade de metástase. Mas a capsaicina não é eficaz se for ingerida, inalada ou injetada.
– Raízes como inhame, cará, batata doce, cenoura, beterraba, mandioca e outras são excelentes fontes de carboidratos de baixo índice glicêmico de boa qualidade que não podem faltar no nosso dia a dia. – Consumir cerca de 4 a 6 porções de frutas por dia, ricas em vitaminas e minerais antioxidantes e fibras.
Durante a quimioterapia deve-se “evitar”, mas não é necessário “excluir” os alimentos ácidos. A recomendação busca prevenir o surgimento de feridas na boca (mucosite). Alguns alimentos e bebidas que entram nessa categoria: álcool, café, refrigerantes, abacaxi, morango, manteiga e queijos.
1 – Quem está com câncer pode comer carne vermelha. Essa afirmação é: A) Verdadeira, pois não há restrições do consumo de carne vermelha na dieta.