O gasto energético total (GET), corresponde à energia gasta por um indivíduo em 24 h. Resulta da somatória dos três componentes principais: o gasto energético basal (GEB) ou gasto energético de repouso (GER), o efeito térmico do alimento ou termogênese induzida pela dieta (TID) e o custo calórico da atividade física.
Ou seja, as calorias que precisamos para sobreviver. GER (gasto energético em repouso) é a energia gasta em condições similares ao gasto energético basal (GEB). ... VET (valor energético total) é o total de calorias que será prescrito pelo nutricionista.
Para calcular o gasto calórico dos 18 aos 30 anos de idade, basta seguir a seguinte fórmula matemática:
O gasto calórico diário basal representa o número de calorias que se gasta por dia, mesmo que não se faça exercício. Essa quantidade de calorias é a que o corpo precisa para garantir o funcionamento de todos os órgãos e sistemas.
O gasto calórico basal é a quantidade de energia que o organismo gasta mesmo estando descansando ou dormindo. Aqui você fica sabendo a quantidade mínima de calorias que deve ingerir por dia para satisfazer as necessidades do corpo.
Quanto mais massa muscular a pessoa tem, maior é a sua taxa metabólica basal. Para emagrecer pelo menos meio quilo por semana, o indivíduo deve gastar, em média, 500 calorias a mais do que ingere ao longo do dia. Para emagrecer 1 quilo por semana, é preciso ingerir 1000 calorias a menos que o gasto basal do organismo.