crossorigin="anonymous">
empirismo é uma teoria do conhecimento que afirma que o conhecimento sobre o mundo vem apenas da experiência sensorial. O método indutivo, por sua vez, afirma que a ciência como conhecimento só pode ser derivada a partir dos dados da experiência.
O racionalismo como doutrina surgiu no século I a.C., enfatizando que tudo que existe tem uma causa. Séculos mais tarde, os filósofos racionalistas modernos utilizaram a matemática como instrumento da razão para explicar a realidade. ... Leibniz era filósofo, matemático e político.
Racionalismo vem de raciocínio. ... Quando se diz racionalismo ético, significa que, para alcançarmos uma maneira boa de alto preservar-se e viver melhor, deveremos usar a razão para isso, o racionalismo, raciocínio, para assim chegarmos a uma maneira para podermos alcançar uma boa maneira de viver e sentir-se melhor.
Aristóteles também desenvolveu uma reflexão ética racionalista, mas sem o dualismo corpo-alma platônico. Procurou construir uma ética mais realista, mais próxima do indivíduo concreto. Para tanto, perguntou-se sobre o fim último do ser humano.
A Ética de Sócrates e Platão A ética socrática reside no conhecimento e em vislumbrar na felicidade o fim da ação. Essa ética tem por objetivo preparar o homem para conhecer-se, tendo em vista que o conhecimento é a base do agir ético. Trata-se da ética do respeito às leis,e, portanto, à coletividade.
A ética (do grego ethos, "costume", "hábito" ou "caráter") para Aristóteles está diretamente relacionada com a ideia de virtude (areté) e da felicidade (eudaimonia). ... Entretanto, a felicidade não deve ser compreendida como prazer, posse de bens ou reconhecimento. A felicidade é a prática de uma vida virtuosa.