O vale transporte não utilizado na hora da demissão Acontecendo do trabalhador ser demitido ele não têm mais direito ao benefício do vale transporte. Assim, ele deve devolver os vales não utilizados ou ter descontado o valor equivalente em suas verbas rescisória.
Atualmente, a consulta de saldo e recarga do Bilhete Único pode ser feita nos postos de atendimento da SPTrans, terminais de consultas e pelo aplicativo de recarga. O aplicativo “Ponto Certo” permite que o celular seja um posto portátil, se juntado a uma rede de 10 mil pontos de recarga disponíveis aos usuários.
Em São Paulo, consultar saldo do vale transporte também é por meio de uma plataforma online, ou seja, basta acessar o site Bilhete Único SPTrans, criar um login e receber a informação sobre o saldo.
As consultas poderão ser feitas no próprio site do Bilhete Único. Atualmente, a consulta de saldo e recarga do Bilhete Único pode ser feita nos postos de atendimento da SPTrans, terminais de consultas e pelo aplicativo de recarga.
Como saber o número do Bilhete Único com o RG ou CPF É possível descobrir o número do Bilhete Único usando o RG e CPF inserindo seus dados no site oficial da SPTrans. Para acessar, use a senha já utilizada no site da SPTrans ou crie uma nova.
Você pode encontrar essa informação nos relatórios do pedido da sua empresa. Em algumas operadoras o número do cartão está preenchido com o CPF, que funciona como o código de reconhecimento do colaborador na operadora.
Em cartões cadastrados, os dígitos do seu Bilhete Único ficam na frente, abaixo do número do seu documento e ao lado da sua foto. Uma informação importante: Nem todos esses números identificam você, alguns número indicam o tipo de cartão.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as prestadoras de transporte já estão atentas a isso e permitem a consulta online do bilhete único. Confira: Se você usa os serviços da Riocard e deseja consultar CPF, acesse o portal de Consulta de Cartão de Bilhete Único por CPF e verifique sua situação.
2. Como saber se meu cartão é um Vale-Transporte? Todos os cartões Vale-Transporte trazem escrito, no rodapé da parte da frente, “Vale-Transporte”. Você também pode digitar o número do seu cartão na área “Consulta”, na home do site riocardmais.com.br, para saber se ele já está apto para troca.
Como consultar o seu Extrato
Para inativar ou desassociar um cartão você deve acessar o cadastro do usuário do cartão, clicar em alterar e mudar o status para inativo, motivo demissão.
Para saber se o bilhete único está vinculado a empresa em que você trabalha, é preciso entrar em contato com a operadora do bilhete único na sua cidade (SPTrans, Riocard, etc) e solicitar a informação. Em geral costuma-se solicitar alguns dados do portador do bilhete único, como por exemplo o CPF.
Em caso de perda, roubo ou extravio do Bilhete Único Vale-Transporte, faça a solicitação de cancelamento pelo site sptrans.com.br/atendimento. Informe o número que está no verso do Bilhete Único Vale-Transporte ou nos recibos de carga de créditos, mais o seu nome, RG, CPF e telefone para contato.
Cartão personalizado usuário (apresenta apenas o nome do funcionário): O cartão pertence ao usuário. A empresa deve desassociar o funcionário pelo site e devolver o cartão ao mesmo no ato da demissão. Acessar o cadastro do usuário, inativar o mesmo com motivo: demissão. Atenção: A inativação por demissão é irrevogável.
PARA FAZER SEU BILHETE ÚNICO COMUM Cadastre-se pelo site da SPTrans. Preencha o cadastro sem deixar pendências e retire o cartão em um Terminais da SPTrans, que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana - Confira a lista.
O primeiro passo para ter o novo bilhete é realizar o cadastro via internet, no site http://bilheteunico.sptrans.com.br/cadastro.aspx.
Para utilizá-lo, encoste-o no validador instalado junto à catraca e espere a luz verde e o sinal sonoro (bip). Retire o bilhete e passe pela catraca. Fique atento em relação à informação dos dias restantes de uso, quando se tratar de cota temporal. Para obter o cartão Bilhete Único, basta efetuar o cadastro.
Logo após a compra dos créditos, utilize as máquinas de recarga que estão disponíveis nos ônibus identificados da cidade ou dirija-se a uma das máquinas automáticas em terminais de ônibus, METRÔ, CPTM.
Clique em "Crédito comum", colocar o valor da recarga e confirmar. Para continuar, digite sua senha de 4 dígitos. 6. O último passo é validar o bilhete em um dos postos da SPTrans (em terminais de ônibus, metrô e trem ou dentro dos ônibus que possuem validador).
Para consultar as informações, basta acessar o endereço www.sptrans.com.br e clicar no banner “Consulte a Situação do Seu Bilhete Único”. É preciso digitar o número do cartão ou, na falta deste, o número do CPF.
SPTrans informa! Em caso de perda, roubo, furto ou extravio do Bilhete Único faça o cancelamento imediatamente pela Central de Atendimento 156 ou nos Postos de Atendimento da SPTrans (os postos nos terminais da SPTrans funcionam das 6h às 19h - durante a fase emergencial do Plano São Paulo, e sete dias por semana).
No vale-transporte, o tempo de intervalo para validação em uma mesma catraca ou estação é de 30 minutos. Já no vale estudantil ele é de 15 minutos. No bilhete comum esse intervalo não existe.