O alongamento normaliza o tônus muscular, melhora a extensibilidade dos tecidos moles, a postura e a amplitude de movimento. O tratamento através de alongamentos deve ser aplicado diariamente ou semanalmente, atentando-se para a intensidade de estiramento, para evitar danos na musculatura alongada.
Tónus muscular ou tônus muscular AO 1990 é o estado de tensão elástica (contração ligeira) que apresenta o músculo em repouso, e que permite iniciar a contração rapidamente após o impulso dos centros nervosos. Num estado de relaxamento completo (sem tónus), o músculo levaria mais tempo a iniciar a contração.
Para isso, o médico pode indicar o uso de medicamentos relaxantes musculares que podem ser usados por via oral ou diretamente no líquido cefalorraquidiano. Além disso, a toxina botulínica pode ser usada para aliviar a hipertonia em uma área específica do corpo porque seus efeitos são locais, e não em todo o corpo.
Um exemplo de doença que cursa com espasticidade é o acidente vascular encefálico (AVE ou AVC). Já a rigidez é um endurecimento muscular, que diminui a velocidade e amplitude dos movimentos, não-dependente de velocidade e presente em todo o arco de movimento.
Uma combinação de suporte de peso, pressão e resistência pode ser usada em todos os casos para conseguir uma adequação do tônus postural e manutenção das posturas contra a gravidade. Tapping é o método de aumentar o tônus postural através da estimulação tátil e proprioceptiva.
Elementos-chave do Método Bobath Durante o manuseio, o paciente deve estar ativo enquanto o terapeuta o assiste. O terapeuta auxilia o paciente a se mover usando pontos-chave de controle, como a cabeça, ombros e pelve, e orienta o movimento do todo corpo.