A hipertrofia muscular é um efeito adaptativo coordenado, dependente de vários tipos de células dentro do músculo, incluindo miofibras, células satélites, células inflamatórias e células endoteliais.
A hipertrofia do músculo esquelético corresponde ao aumento do volume da fibra muscular (aumento individual da sua área transversal).
O que é hipertrofia muscular? A hipertrofia muscular é o aumento do tamanho e volume dos músculos em resultado à sobrecarga imposta. Ou seja, trata-se de uma resposta fisiológica resultante de uma adaptação celular frente a uma maior exigência de trabalho. Além disso, o processo da hipertrofia muscular é reversível.
Na hipertrofia , não se desenvolvem células novas, mas as já existentes aumentam de tamanho. Já na hiperplasia , acontece um aumento do número de células de um tecido ou órgão. A hipertrofia corresponde, pois, ao aumento do tamanho e volume das células , sem aumento do número delas.
Regeneração Quando um neurônio morre as células da glia ocupam o espaço que aquele neurônio preenchia, a bainha de mielina se degenera e o órgão efetor pode se atrofiar. Se a bainha de mielina se desintegrar o neurônio pode se degenerar, pois o axônio não conseguira transmitir corretamente seus impulsos.
quando um nervo é lesado,é possível que aconteça uma regeneração lenta,mas não por proliferação dos neurônios.Se a lesão ocorre em um prolongamento do neurônio (dendrito ou axónio), a parte do prolongamento que permanece conectado ao corpo celular do neurônio é mantida e regenerada, enquanto a parte desconectada se ...
Com seu estudo, publicado pela revista Cell, constatou-se que “os neurônios se regeneram também durante a idade adulta e isso pode contribuir para o bom funcionamento do cérebro”.
São 1.
5 hábitos que promovem a criação de neurônios
6 conselhos para estimular os neurônios
A pesquisa, publicada na revista científica Science Advances, mostra que, se células mortas não forem removidas, elas podem se converter em toxinas que danificam o sistema nervoso, prejudicando o indivíduo.