A Sociedade Estamental ou de Estados representa a estrutura social típica do sistema feudal medieval, dividida nos estamentos (grupos sociais), onde quase não existe mobilidade social, ou seja, a posição do indivíduo na sociedade dependerá de sua origem familiar, por exemplo: nasceu servo, morrerá servo.
Divisão da sociedade feudal. A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses.
Entre os grupos sociais que costumavam habitar um feudo, nós temos os vassalos (servos e/ou camponeses) e os suseranos (senhor feudal e sua família), sendo que os membros dessa família eram os nobres. Também era comum a presença de alguns clérigos nos feudos. ... O clero não trabalhava, era sustentado pelos servos.
Os principais grupos sociais são o grupo familial (família), o grupo vicinal (vizinhança), o grupo educativo (escola, faculdade), o grupo religioso (instituição religiosa), o grupo de lazer (clubes, associações), o grupo profissional (escritórios, empresas, loja) e o grupo político (partido ou organização política).
Feudo (Latim: feudum) é a terra ou uma fonte de renda concedida por um suserano ao vassalo, em troca de fidelidade e ajuda militar. ... Na sociedade feudal europeia, o feudo era a fonte de renda do vassalo e era mantida por seu senhor em troca de serviços; o feudo constituía a instituição central da sociedade feudal.
havia três grupos sociais :A nobreza ,o clero e os. ... a nobreza formada por reis ,condes ,duques e barões o grupo mais poderoso da sociedade feudal oferecia proteção aos compeneses que morava e trabalhava em seus domínio. o clero era formando por religioso da igreja católica, como bispo, cardeais, padres e monges .