crossorigin="anonymous">
Fibrose e calcificação pleural são o espessamento e enrijecimento da pleura (a membrana fina e transparente de duas camadas que cobre os pulmões), que ocorre como resultado de inflamação pleural ou exposição ao amianto. Inflamação ou exposição ao amianto pode fazer com que a pleura fique espessa e rígida.
Em geral, para o tratamento do derrame pleural, deve-se tentar tratar a causa subjacente. Derrames pleurais simples relacionados a sobrecarga de líquido podem ser resolvidos com a diurese,mas pode ser necessária a realização de toracocentese para alívio e diagnóstico.
Normalmente, a pleurisia surge devido ao acúmulo de líquido entre as duas camadas da pleura, também conhecido como derrame pleural, e, por isso, é mais frequente em pessoas com problemas respiratórios, como gripe, pneumonia ou infecções pulmonares por fungos.
Os pacientes podem ter vários sintomas, incluindo:
A água no pulmão é um problema de saúde conhecido cientificamente como edema pulmonar, que acontece quando os alvéolos pulmonares ficam cheios de líquido, devido a outras doenças não tratadas adequadamente como insuficiência cardíaca ou infecções respiratórias, por exemplo.
O pneumotórax espontâneo primário tem como principal causa a rotura de uma pequena vesícula enfisematosa subpleural, denominada bleb ou de uma lesão enfisematosa parasseptal subpleural, denominada bulla.
Quando há ar no espaço pleural, o pulmão entra em colapso parcial. Às vezes, grande parte do pulmão ou todo o órgão entra em colapso, o que causa falta de ar. Um pneumotórax espontâneo primário é um pneumotórax que ocorre sem nenhuma causa aparente em pessoas sem doença pulmonar conhecida.