Em geral, o texto “sobre o autor” deve ser escrito em terceira pessoa e oferecer uma pincelada sobre a sua vida, focando nos aspectos relevantes para o seu trabalho como escritor. Você deve se focar em dois fatores essenciais: o produto que você está divulgando (seu livro) e quem vai comprá-lo (seus leitores).
Contracapa: como colocar na norma ABNT
5 passos para escrever uma biografia ou sua autobiografia
Vejamos os elementos mais importantes, que costumam aparecer nas obras de muitos escritores.
Se você deseja escrever um livro e vê-lo tomar um aspecto profissional, confira os elementos que não podem faltar em um livro de sucesso:
Quais são as partes de um livro?
Não precisa escrever um livro. Não é o tamanho da dedicatória que mostra o quanto ela é importante. Um exemplo é a dedicatória que tenho de um amigo meu no meu exemplar de “Fortaleza Digital”. A data e o seu nome vem acompanhados da frase: “lembre-se de mim, em cada página desse livro”.
No TCC, a dedicatória é diferente do agradecimento porque no agradecimento você expressa gratidão a quem ajudou efetivamente no seu trabalho. Assim, essa parte deve ser destinada aqueles que contribuíram em termos acadêmicos para o seu projeto. Também não é obrigatório, mas se for incluído no trabalho, tem título.
Escreva sua dedicatória na parte interna da capa do livro. Esse é o local onde as pessoas geralmente procuram por dedicatórias pessoais, e é o local que tem sido tradicionalmente usado para esse fim.
Escreva seus agradecimentos em parágrafos curtos. Se várias pessoas ajudaram em sua pesquisa, agradeça cada uma em um parágrafo diferente. Amigos e familiares que ofereceram apoio moral podem ser homenageados em um único parágrafo. Escreva pouco, mas com sinceridade.