Resumo. A ergonomia é o estudo cientifico da relação entre o homem; e seu ambiente de trabalho. O termo ambiente abrange o meio em que o homem trabalha, mas também os métodos, os instrumentos e a organização do trabalho.
São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.
RULA
métodos utilizados para avaliar os riscos ergonômicos são: Método RULA, Método OWAS, Método REBA e Método Strain Index.
3 1 Aplicação do método RULA Estabeleceu-se como Tarefa 1 a elevação do conjunto roda/pneu até a posição de acoplamento na balanceadora. A Tarefa 2 foi definida como o ato de segurar o conjunto roda/pneu com uma das mãos, pegar o mecanismo de trava com a outra mão e fixar o conjunto na balanceadora.
A avaliação de posturas quanto ao desconforto é classificada de acordo com as seguintes categorias: Classe 1: Postura normal que dispensa cuidados, a não ser em casos excepcionais; Classe 2: Postura que deve ser verificada durante a próxima revisão rotineira dos métodos de trabalho; Classe 3: Postura que deve merecer ...
As ferramentas ergonômicas ajudam na identificação de cargas e sobrecargas de trabalho que podem levar o trabalhador a sofrer lesões musculoesqueléticas. Elas auxiliam na prevenção ao grande número de problemas associados à segurança, saúde, conforto e eficiência.
O Diagrama de Corlett foi publicado em 1976 por Corlett e Bishop e consiste em uma ferramenta semiquantitativa de avaliação do desconforto postural por meio de um mapa de regiões corporais.
A ferramenta utilizada para analisar o posto de trabalho foi o Check-List de Couto proposto por Couto (1996), que consiste em realizar uma avaliação simplificada do fator biomecânico no risco para distúrbios musculoesqueléticos de membros superiores relacionados ao trabalho.
RULA (Rapid Upperlimb assessment), é uma Análise Rápida dos Membros Superiores, é um método simples de levantamento de informações com fins na investigação ergonômica nos postos de trabalho que possuam potencial causador de desordens musculoesqueléticas.
Análise Ergonômica do Trabalho (AET) Para sua aplicação existem as ferramentas ergonômicas (PSDA, Moore e Garg, RULA, OWAS) que aceleram a análise e apresentam os perigos que o trabalhador está submetido ao realizar determinada atividade.
National Institute for Occupational Safety and Health ou NIOSH (Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional) é a agência federal dos EUA responsável pela realização de pesquisas e produção de recomendações para a prevenção de lesões e doenças relacionada com o trabalho.
O cálculo se dá por meio da fórmula: 1 – (0,003 x [V-75]) – para alturas até acima de 75 cm e; 1 – (-0,003 x [V-75]) – para alturas até 75 cm .