crossorigin="anonymous">
Resposta. Resposta: Erasmo defendeu o conhecimento dos clássicos bem como a autonomia do saber em relação à religião. Ou seja, ele defendia o término do domínio religioso na educação.
12 de julho de 1536
o filósofo holandês Erasmo de Roterdã (1469-1536) passou para a história por se opor ao domínio da Igreja sobre a educação, a cultura e a ciência. A influência religiosa vigorou praticamente sem contestação durante toda a Idade Média no Ocidente e ainda no tempo de Erasmo era preciso ousadia para ir contra ela.
Roterdão, Países Baixos
Erasmo de Roterdã (1466-1536) foi um teólogo e escritor holandês, o maior vulto do Humanismo cristão, dedicou toda sua vida à causa da reforma interna da Igreja Católica. Foi aclamado "Príncipe do Humanismo". ...
- Escreveu favoravelmente à doutrina do livre arbítrio, defendida pela Igreja Católica. Desta forma, recebeu a oposição do nascente movimento protestante (principalmente luterano), que defendia a doutrina da predestinação. - Tinha posição favorável à tolerância religiosa e ao ecumenismo.
O hedonismo (do grego hedonê, "prazer", "vontade") é uma teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma que o prazer é o bem supremo da vida humana. Surgiu na Grécia, e seu mais célebre representante foi Aristipo de Cirene.
Hedonismo é uma filosofia de origem grega que produziu reflexões sobre o que é uma vida feliz. Essa palavra vem do grego hedoné, e coloca como objetivo central a busca do prazer e a fuga das dores. Portanto, a sensação ou o prazer constituem o princípio para alcançar a felicidade.
Hedonismo vem do grego Hedonê — nome de uma guia, uma daemon ou uma deusa, na mitologia grega, que representa o prazer. Filha de Eros e Psiquê, Hedonê era a representação encarnada de uma vida prazerosa. O hedonismo é uma doutrina, ou filosofia de vida, que defende a busca por prazer como finalidade da vida humana.
Uma sociedade hedonista é composta por pessoas que pensam só em ter prazer gerando esposos infiéis, pais que esquecem seus filhos, filhos que não respeitam, não honram e nem cuidam de seus pais durante sua vida e nem mesmo na velhice, para que se os mesmos pais os deixam sozinhos em casa para irem na balada!
adjetivo masculino e feminino Característica da pessoa que é adepta ou partidária do hedonismo. Que se refere ao hedonismo. Etimologia (origem da palavra hedonista). Hedon(o) + ista.
O hedonismo (do grego hedonê, "prazer", "vontade") é uma teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma que o prazer é o bem supremo da vida humana. Surgiu na Grécia, e seu mais célebre representante foi Aristipo de Cirene.