Os embargos de declaração tem a função de fazer o juiz ou órgão colegiado reanalisar a decisão embargada, com o objetivo de esclarecer as decisões tomadas na mesma. O artigo 1.
Art. 1.
A omissão, se caracteriza pela escolha consciente de não revelar uma informação que sabemos ser importante ao nosso interlocutor na intenção de manipular e interferir em suas reações e julgamentos quanto ao que dizemos.
A diferença é simples: mentir é quando você cria, altera um fato, distorce e deixa a verdade a quilômetros de distância. Já a omissão é não dizer, é optar por manter em segredo. ... Agora, mentir é diferente. Mentira é falta de assertividade, de respeito à relação humana e, pior, mentira não tem remédio.
Mentir é quando uma pessoa pega uma informação é põe informações falsas nela, já omitir seria quando a pessoa esconde a verdade. ... Já no caso de mentir, uma pessoa pode saber ou não de uma informação verdadeira, mas independente disso ela põe elementos que tornam a informação falsa, gerando assim uma mentira.
Ser chamado de omisso corresponde a dizer que a pessoa deveria ter cumprido com alguma obrigação e não o fez. ... O comportamento desleixado ou negligente também é característica de uma pessoa omissa. Uma coisa omissa é aquela que foi feita de forma descuidada, com lapsos, erros, coisas a se fazer, ou que foi esquecida.