O que doença aterosclertica do coraço? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A aterosclerose é uma inflamação, com a formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias do coração e de outras localidades do corpo humano, como por exemplo cérebro, membros inferiores, entre outros, de forma difusa ou localizada.
Quais são as consequências da aterosclerose?
A aterosclerose é o acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias. Esses depósitos dificultam a passagem de sangue dos vasos, o que chega a causar infartos, derrames e até morte súbita.
Quais as consequências da formação de placas das artérias?
Esse acúmulo de substâncias é denominado ateroma ou placa aterosclerótica. Quando essas placas se tornam muito grandes, expandem as paredes internas da artéria, diminuindo o espaço para o sangue fluir. Essas paredes também perdem a sua elasticidade e se tornam mais endurecidas.
Qual o tipo de lesão celular está envolvido na arteriosclerose?
A aterosclerose agride essencialmente a camada íntima da artéria. A lesão (AE) típica das formas avançadas da doença é a placa fibrosa- formação esbranquiçada que protunde na luz do vaso.