O que espasticidade muscular? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A espasticidade é um distúrbio frequente nas lesões congênitas ou adquiridas do sistema nervoso central (cérebro ou medula espinhal). Tem potencial incapacitante, podendo produzir dificuldades funcionais, deformidades e dor.
O que significa espasticidade aumentada?
A espasticidade é em uma condição caracterizada pelo aumento involuntário da contração muscular, podendo surgir em qualquer músculo, o que pode dificultar que a pessoa faça as atividades do dia-a-dia, como falar, se movimentar e comer, por exemplo.
Quais são os sintomas da espasticidade?
Os principais sinais clínicos são o aumento do tónus, a presença de clónus, aumento dos reflexos osteotendinosos, diminuição das amplitudes articulares, alteração do posicionamento dos membros superiores e inferiores e alteração do padrão de marcha.
Como diminuir a contratura?
O tratamento da contratura muscular pode ser feito em casa e inclui:
Tomar um banho de água bem quente, deixando se possível o jato de água quente cair diretamente na região da contratura;
Usar uma bolsa de água quente ou toalha úmida aquecida na região dolorida, durante 15 a 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia;