Resposta. Resposta: A força dipolo permanente-dipolo permanente, ou simplesmente, dipolo-dipolo ocorre somente em moléculas polares, isto é, aquelas que não apresentam distribuição uniforme de carga ao longo de sua superfície.
As forças dipolo induzido-dipolo induzido são de fraca intensidade e ocorrem entre moléculas apolares, entre átomos de gases nobres ou entre moléculas polares e apolares. ... Outra denominação dada a essas forças é dipolo instantâneo-dipolo induzido.
Johannes Diderik van der Waals (Leiden, 23 de novembro de 1837 — Amsterdã, 8 de março de 1923) foi um físico neerlandês que formulou equações descrevendo os estados líquido e gasoso, trabalho fundamental para a medição do zero absoluto.
dipolo induzido
Ligação de Hidrogênio
As moléculas que estão na superfície da água só são atraídas por moléculas abaixo e ao lado delas, criando uma película elástica na superfície chamada de tensão superficial. ... No entanto, a força de atração das moléculas na superfície da água é diferente da força que ocorre entre as moléculas abaixo da superfície.
Um corpo encontra-se em repouso ou em movimento, dependendo das interações que estabelece com outros. Estas interações podem descrever-se por forças. É vulgar distinguir dois tipos de forças: forças aplicadas no sistema e forças de restrição ao movimento do sistema.
Forças intermoleculares são as forças exercidas para manter unidas duas ou mais moléculas. Elas correspondem a ligações químicas que têm a função de unir ou repelir as moléculas de um composto. As forças intermoleculares provocam estados físicos diferentes nos compostos químicos.
Ligações polares e apolares
H-O
Ligação covalente polar: Quando a ligação covalente ocorre entre átomos de elementos que possuem diferentes eletronegatividades, um dos átomos – o mais eletronegativo – atrai com maior força os elétrons da ligação, criando uma diferença de distribuição da nuvem eletrônica.
Chamamos de polaridade a capacidade que as ligações possuem de atrair cargas elétricas, e o local onde ocorre este acúmulo denominamos de pólos, estes se classificam em pólos negativos ou positivos. ... Toda ligação iônica é uma ligação polar.
A ligação B-Cl é mais polar porque a diferença de eletronegatividade entre Cl e B é: 3,0-2,0= 1,0 A diferença de eletronegatividade entre cloro e carbono é: 3,0 - 2,5 = 0,5. Então a ligação B-Cl é mais polar. Alternativa 3: A ligação P-F é menos polar do que a ligação P-Cl.
É uma molécula apolar, devido ao fato do vetor resultante/momento dipolar resultante ser equivalente a zero. O elemento central é o carbono e os ligantes são todos iguais. Uma vez que o cloro é mais eletronegativo que o oxigênio, os elétrons serão mais fortemente atraídos por ele.