Baixa tensão Por definição são aqueles consumidores atendidos em tensão abaixo de 2.
A NBR 5410 é uma norma de segurança determinada pela ABNT que tem como objetivo orientar as instalações elétricas de baixa tensão (até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua). ... Por isso, conhecer a NBR 5410 é fundamental para garantir a segurança de todos.
As instalações elétricas de baixa tensão são realizadas a partir de um projeto feito por um engenheiro elétrico, que vai determinar desde o número e tipo de saídas, os quadros ou painéis elétricos, os cálculos, plantas baixas e laudos para regulamentações da instalação elétrica.
O sistema de distribuição é composto pela rede elétrica e pelo conjunto de instalações e equipamentos elétricos que operam em níveis de alta tensão (superior a 69 kV e inferior a 230 kV), média tensão (superior a 1 kV e inferior a 69 kV) e baixa tensão (igual ou inferior a 1 kV).
O principal objetivo da Norma Regulamentadora 10 é estabelecer os requisitos e as condições mínimas de segurança que devem ser implementadas no ambiente de trabalho dos profissionais que laboram em instalações elétricas e prestam serviços que os expõem a riscos envolvendo a eletricidade.
Procedimentos administrativos;
A NR 11 é responsável por estabelecer medidas de segurança para o trabalho dos funcionários em transporte, armazenamento e manuseio de materiais e cargas. Tudo isso com o objetivo de reduzir o número de acidentes no ambiente de trabalho.
A Norma Regulamentadora 10 (NR 10), que trata da segurança em instalações e serviços em eletricidade), é uma das diretrizes utilizadas por empresas que atuam diretamente no controle e prevenção de explosões.
A NR-10 estabelece os requisitos e condições mínimas aos profissionais que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Essa norma objetiva a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.
Curso Básico – Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade. O Curso NR 10 Básico, segundo o Ministério do Trabalho (MTE), é obrigatório para profissionais que tenham contato com baixa e/ou média tensão, ou seja, igual ou superior a 50 Volts em corrente alternada ou superior a 120 Volts.
Porque as normas NR10 e NR35 são tão importantes? Essas são normas regulamentadoras pelo Ministério do Trabalho. Elas estabelecem as condições mínimas necessárias de trabalho para que o Eletricista, Engenheiro ou Prestador de Serviço tenham segurança enquanto trabalham.
A NR 10 é relativamente recente. A primeira publicação da norma foi em junho de 1978. Ela foi criada com o intuito de garantir a segurança de profissionais que atuam direta ou indiretamente com eletricidade.
NR10 – Norma regulamentadora 10. Sua primeira publicação é datada no ano 1978, e sua ultima atualização começou a surgir por volta do anos de 1990, tendo sido finalizada e publicada pelo ministério do trabalho no ano de 2004.
Entre as principais alterações na nova proposta da NR10, destaca-se a mudança na disposição dos itens da norma, as indicações para o curso de reciclagem e as condições de Grave e Iminente Risco (GIR).
A última atualização da NR 10 ocorreu com a publicação da Portaria nº 915, de 30 de julho de 2019, em que foram revogados os itens 10.
Ao contrário das NRs, as NBRs não são, necessariamente, de cumprimento obrigatório, por serem feitas por uma entidade privada, mas há leis que exigem a aplicação de certas normas técnicas, afim de garantir a qualidade e o bom uso de produtos e serviços.
A NBR, assim como outras normas, serve para padronizar, organizar e qualificar a produção de documentos ou procedimentos. A padronização, através do cumprimento das normas técnicas facilita a compreensão, já que toda documentação é constituída por um mesmo padrão.
Existem 8131 NBR's em vigor no Brasil (número de Dezembro/2018), sendo: 5582 normas ABNT NBR (normas técnicas brasileiras)
NBR norma técnica que define padrões para vidros na construção civil. NBR trata sobre a elaboração de projetos de edificações. NBR diz respeito à operação, uso e manutenção de edificações. ... NBR 6118/1984: refere-se aos projetos de estruturas de concreto.
As Normas Técnicas da ABNT têm como sigla “NBR” (Norma Técnica brasileira).
7 Tipos de normas técnicas (ABNT, 2003) Ex.: norma de base, normas de terminologia, norma de produtos, normas de ensaio, normas de segurança, norma de serviço, norma de interface.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (www.abnt.org.br) possui um site oficial que é de pouca ajuda para o aluno.
Para acessar o GedWeb clique no link: http://buscaintegrada.usp.br/primo_library/libweb/action/search.do?vid=USP&pagina=azbase e em “ABNT (Normas ABNT e Mercosul – Portal GedWeb)”.
A NBR 14724 define os princípios gerais para a elaboração do trabalho acadêmico, que pode ser uma monografia, uma tese ou uma dissertação. As regras contemplam, sobretudo, a apresentação dos elementos. A ABNT tem uma NBR que trata apenas de citações nos trabalhos acadêmicos.