A cetose diabética (ou cetoacidose diabética) é uma complicação que advém diretamente da hiperglicemia, isto é, da concentração demasiado elevada de açúcar no sangue que faz com que aí surjam no corpo substâncias nocivas chamadas corpos cetónicos.
As emergências glicêmicas mais frequentes são a hiperglicemia, decorrente da Cetoacidose Diabética (CAD) ou do Estado Hiperglicêmico Hiperosmolar (EHH), e a hipoglicemia.
Para isso, siga os seguintes primeiros socorros para diabéticos:
Exercitar-se e beber água depois de comer, especialmente se você consumiu muitos carboidratos ricos em amido, pode ajudar a diminuir o açúcar no sangue. Você também pode usar uma injeção de insulina, mas tenha cuidado ao usar este método, seguindo de perto a recomendação do seu médico sobre a sua dose.
Diabetes – vem do grego e significa “sifão”, devido à grande quantidade de urina que é produzida nos quando a doença está descompensada; Mellitus – vem do latim e significa “doce como mel”, que se refere à urina doce, resultado da eliminação do excesso de glicose do sangue pelos rins; Portanto, o diabetes significa ...