crossorigin="anonymous">
As principais causas do catarro constante na garganta são: alergia, fumo, álcool, cafeína, alimentos (leite, ovo, trigo), infecção viral ou bacteriana, gravidez e alterações estruturais (desvio de septo, por exemplo), medicamentoso (uso de vasoconstritor nasal).
O corrimento vaginal branco é comum e natural. Normalmente não é sinal de doença ou de problemas, mas alterações em sua cor, odor e textura podem ser indicativos de infecções bacterianas, fúngicas, outros problemas de saúde ou gravidez.
O corrimento transparente que se parece com clara de ovo, que também é conhecido como muco cervical do período fértil, é completamente normal e comum em todas as mulheres que ainda menstruam. Além disso, costuma estar em maior quantidade no dia da ovulação.
O muco na urina é resultado da descamação das paredes internas da bexiga e da uretra e faz parte do sistema de defesa do trato urinário. Essa mucosa, normalmente, é formada por um conjunto de células epiteliais, cristais e leucócitos acumulados.
O corrimento branco é normalmente parte do ciclo menstrual normal da mulher e acontece devido às alterações hormonais, principalmente devido ao aumento da produção de progesterona pelo corpo lúteo, e é constituído principalmente por leucócitos.
O muco nas fezes pode ocorrer nas infecções intestinais, normalmente acompanhadas de diarreia. Doenças inflamatórias intestinais, como a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn, bem como o câncer, costumam produzir muco, que pode vir com sangue e dores abdominais.
A infecção ocorre quando a pele entra em contato com a água doce contaminada com o parasita do tipo Schistosoma. Dentro de algumas semanas, os vermes crescem no interior dos vasos sanguíneos do corpo e produzem ovos. Alguns desses ovos viajam para a bexiga ou intestinos e são passados para a urina ou fezes.